Miramez - Livro Horizontes da Vida - João Nunes Maia
Restauração conveniente
Estamos chegando na época de restauração em todas as modalidades que a inteligência nos convidar. Jesus é, pois, o Restaurador Universal das consciências.
Quantos milênios se passaram desde que os nossos caminhos se mostravam cheios de paixões inferiores e a nossa taça se transbordava pela força da ignorância, violência e maldade!
Chegou o momento da reparação espiritual. O convite já se encontra feito, dependendo da nossa disposição para as devidas renovações, encontrando em nós mesmos os valores da vida, pelo conhecimento que as leis nos apresentam. Estamos carregados de violência e não percebemos nossas próprias ações. Estamos cheios de orgulho e egoísmo, e não notamos esses monstros que corrompem os valores internos; e quando alguém de fora nos aponta as distorções da verdade, o apontamos como inimigo, como detrator. A calúnia, por vezes, encontra bases no caluniado.
Procuremos todos os dias analisar o que ouvimos, começando a reparação em silêncio, que seremos ajudados pelos agentes da luz, encarregados por Deus da assistência aos de boa vontade. Cada conserto que fazemos em nós mesmos é um ponto de luz que acendemos no coração, servindo de claridade em todos os nossos caminhos.
Essa é uma restauração conveniente, que podemos fazer sem que ninguém perceba. Anunciar as reformas internas é sinal que o anunciante ainda não se espiritualizou o conveniente, pois o bem não precisa de barulho.
Deus registra tudo com eficiência, por muitos meios que desconhecemos. O alarde empana as claridades acesas pela benevolência em nós mesmos; somente a vaidade gosta de anunciar o que faz.
Tudo pertence a Deus; somos apenas seus filhos que devemos imitar a natureza, que trabalha sem propaganda do que faz, sendo útil a todas as criaturas. Por que escondemos o mal? E se ele não fica escondido, então bem não é, e não tem necessidade de revelação. O tempo grava tudo nas páginas do seu livro, como a consciência nada deixa passar em branco. Compete a nós outros trabalhar com amor, que esse amor nos revelará e nos mostrará a luz imantando tudo em nossa volta com poderes espirituais, que nos defendem e nos alimentam eternidade afora.
Pensemos nas reformas que devem ser feitas e não deixemos para amanhã o que possamos fazer hoje, e a vida nos ajudará no restabelecimento das qualidades engendradas na nossa consciência. É bom que haja em nós vontade de nos persuadirmos a nós mesmos, em tudo em que vibra o bem, dignificando a vida pelos poderes úteis dos nossos pensamentos, aproveitando a fala na semeadura de luz, sentindo a nossa vida como sendo cópia da vida de Jesus.
Se ontem fizeste algum mal, repara hoje com o bem e continua nele, que as forças espirituais acompanhar-te-ão nos teus caminhos de ascensão. Esforça-te todos os dias que, com o passar do tempo, alguém no mais alto somará os teus esforços e receberás a palma da vitória do que desejas, no fundo do coração. Assim como estás convidado para a renovação, convida mais irmãos, não pela violência, mas pelo exemplo do que podes viver. A palavra quase sempre se envolve em agressões, e o exemplo se faz no silêncio, porém cala na profundidade com voz suave, mas poderosa. Trabalha na reparação de ti mesmo, que sentirás grandes esperanças.
Miramez
Nenhum comentário:
Postar um comentário