Joanna de Ângelis - Livro Seja Feliz Hoje - Divaldo P. Franco - Cap. 21
Inquietações
Afliges-te a situação da violência de todo porte que ameaça a estabilidade social, econômica e moral do planeta. Essa violência visível e assustadora, porém, é resultado de outras expressões não menos temerárias, tais como: o desrespeito moral na família, as lutas contínuas entre os cônjuges ou parceiros, as agressões verbais e físicas entre os irmãos e, por extensão, na escola, no local de trabalho, em toda parte.
Além dessas, a perda de ética dos líderes de qualquer atividade, especialmente de algumas autoridades investidas da governança, que se tornaram exemplos nefandos{1} de conduta.
Assustam-te os acontecimentos atuais defluentes das gloriosas conquistas tecnológicas na comunicação virtual, aproximando os indivíduos nas informações e distanciando-os na convivência.
Estabelecem-se vínculos de afetividade e de relacionamento a distância, enquanto tremenda solidão devora os sentimentos, isolando as criaturas e atirando-as ao poço escuro dos conflitos emocionais.
Inquietas-te com a debandada de companheiros afeiçoados ao bem, que optaram pelas distrações do momento, substituindo as realizações da solidariedade a que se entregavam.
Justificam-se que desejam viver, fruir e mergulhar no encanto do prazer ao alcance, para despertarem mais tarde exauridos e sedentos da paz que menosprezaram.
Sim, este é um período de paradoxos{2} em que se misturam as alegrias com as lágrimas, e no qual, ao lado das expectativas de bem-estar, as tragédias se manifestam inesperadas.
Encantamentos e decepções abraçam-se num suceder de ocorrências perturbadoras.
Conquistas do conhecimento alargam os horizontes do saber, e excessos de toda natureza atiram os incautos{3} no abismo da servidão.
Perguntas, desanimado, quando o ser humano se resolverá pela opção do Evangelho de Jesus? Nele encontras o mais perfeito código de ética, de boas maneiras e de comportamento. Todavia, muitos o utilizam como um livreto interessante, mas sem aplicação imediata, isto quando não o aplicam para o utilitarismo{4} pessoal, monetário e proselitismo{5} de participação na sua grei{6} religiosa...
Não te permitas, porém, relacionar as questões infelizes que fazem parte do processo evolutivo da Humanidade, dando lugar ao desânimo ou ao pessimismo perturbadores.
A luta fortalece o Espírito e liberta- o da ignorância.
Para e reflete com otimismo em torno das infinitas possibilidades de amor e de luz que o conhecimento da imortalidade te faculta.
Quando Jesus enunciou as bem-aventuranças{7}, produziu profunda e grandiosa revolução psicológica que vem modificando a sociedade lentamente, apresentando-lhe o perfeito significado da existência corporal.
Não será de maneira massiva, mas individual, que se escolherá ser bem-aventurado, após o naufrágio no mar encapelado{8} das ilusões sensoriais.
Quando Ele estabeleceu o amor como normativa de felicidade, alterou os princípios sociológicos que segregavam os infelizes, aqueles que foram vítimas de circunstâncias desditosas...
Ao ensinar o perdão, modificou o comportamento humano, oferecendo nova oportunidade ao infrator e tornando-o bem-aventurado pela transformação íntima para melhor.
Sua opção pela paz de consciência, não sendo inimigo de ninguém, desarmou os dominadores arbitrários e os violentos, trabalhando o ser profundo na conquista da sua harmonia.
Todas as Suas palavras são repassadas de bondade e de ternura, de solidariedade e de compaixão, que fazem muita falta à sociedade.
Tudo quanto se escreveu sobre comportamento social saudável está inserto nas lições de amor, a partir da Parábola do Bom Samaritano até a do Semeador, abrangendo os sentimentos da solidariedade, da confiança em Deus e da prática da caridade sem reserva alguma.
São portadoras de ensinamentos simples e práticos, de sentido psicológico e moral dos mais relevantes que se conhecem, porque todos os seus ensinamentos são edificantes e caracterizados pela compaixão e amor.
Possuindo-os, não te permitas inquietações, entregando-te ao labor do autoaprimoramento.
Cada criatura deve preocupar-se em cumprir com o seu dever, atendendo a tarefa que lhe diz respeito, estando sempre solidário, por cuja colaboração amplia o campo no serviço do bem.
Nunca temas, nem duvides quanto ao processo de iluminação.
Existem certamente muitos disparates na conduta social, violência e desrespeito em relação às leis da Vida, mas muito Bem vem sendo vivenciado por heróis do anonimato, lutadores incansáveis em nome d’Ele, que triunfou sobre o mundo e suas ilusões.
Faze tua parte e confia na sementeira da verdade.
Jamais caminharas a sós, porque aqueles que se Lhe devotam recebem-Lhe ajuda e o apoio.
Se cultivares a paz, ela irá irradiar-se à sua volta.
Se mantiveres a confiança e trabalhares no bem, multiplicarás a área da plenitude.
Se não desanimares com a deserção de outros, o teu entusiasmo estimulará os tímidos ou receosos a retomarem o campo de trabalho e avançarem cantando o hino glorioso da libertação espiritual.
Persevera pois, e não receies nunca, porque Jesus jamais te deixará a sós.
Joanna de Ângelis
.
{1} NEFANDO Abominável, execrável, infando.
{2} PARADOXO Comportamento que contradiz os princípios que o deveriam reger; contradição.
{3} INCAUTO Que ou aquele que não tem cautela; descuidado, improvidente, imprudente.
{4} UTILITARISMO Atitude de quem regula a ação unicamente pelo interesse.
{5} PROSELITISMO Empenho para se conseguir prosélitos, adeptos; sectarismo.
{6} GREI Grupo formado por pessoas que se unem com um fim determinado; grupo, grêmio, sociedade.
{7} BEM-AVENTURANÇA Cada uma das sentenças de Jesus, num total de oito, no Sermão da Montanha, e que começam pela palavra bem-aventurado, conforme os Evangelhos de São Mateus (5: 3-12) e São Lucas (6: 20-26), e suas respectivas recompensas.
{8} ENCAPELADO Diz-se de mar agitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário