quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Miramez - Livro Cura-te a Ti Mesmo - João Nunes Maia - Pág. 34 - Sabedoria - O comando da mente




Miramez - Livro Cura-te a Ti Mesmo - João Nunes Maia - Pág. 34


Sabedoria

O comando da mente 


O comando da mente apoia-se no saber, cuja força pode alcançar os cimos da própria vida.

Convém que todos os leitores não se esqueçam de sempre buscar a instrução, mas que ela seja orientada pela disciplina, que chamamos com muita propriedade de educação.

O conhecimento é, pois, filho da caridade e participar da escola da elevação espiritual. Sem conheceres, como poderás ajudar no ritmo do amor? A mente que comanda triliões de células do complexo humano haverá de saber, e o saber na universidade do Cristo é mais consciente, por ser inspirado no amor universal, que tem como base a benevolência e o perdão. O ser humano, quando conhecer o quanto vale uma mente bem formada, nas hostes do Mestre Jesus, passará a buscar a orientação deste Grande Pastor.

A erudição cristã é a chave que ensina a resolver todos os problemas da vida, tranquilizando a consciência em todos os ajustes, capaz de harmonizar os impulsos que nos marcam todas as buscas para a felicidade.

E a Doutrina Espírita apresenta nas suas bases fundamento de grande sabedoria; o Espírito que a compreende e coloca em prática os seus conceitos cura- se a si mesmo de todos os males, do físico e dos corpos espirituais. Ela ainda não foi bem compreendida na sua verdadeira missão a que está destinada: a iluminação de todas as almas, assegurando a fé nos bastidores de todos os empenhos do crescimento do amor em Cristo, por alcançar o reto pensamento, a reta palavra e o reto viver, harmonizando todos os sentimentos que lhes inspira o coração, no ritmo do coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Convém saber que, sem Jesus na nossa vida, torna-se mais difícil alcançar a tranquilidade de consciência e o ritmo sublimado do centro dos sentimentos. No comando da mente não pode haver dúvida e não pode faltar a justiça, de onde deve irradiar a prudência e a paz interna, pela consciência do Bem que encontrou, nos caminhos percorridos.

A razão educada em Cristo nos fala da retidão da vida e dos poderes que tem a mente que vive no amor espiritual, que faz nascer a fraternidade pura nos corações que buscam os passos do Divino Mestre. Eis que devemos receber, ampliando a fala de Jesus, mais luz dentro de nós, para comandar os que nos seguem pelo exemplo e, com esse movimento de luz, fazer crescer em nós e por nós a ciência da vida, compreendendo os valores gerados pelo amor, que sustentam esse comando, restaurando todas as energias em decadência.

É muito nobre quando harmonizamos a nossa mente com a vida universal, instalando o que chamamos “o céu em nós”, onde descobrimos Deus pelos caminhos de Jesus, e passamos a entender o que é a felicidade. Mas, para chegar a esse estado, teremos que vencer inúmeros testes, que a vida nos aplica, como provas, para aquilatar nossa maturidade. O que queremos dizer a todos é que existe a felicidade, e que a nossa cura tem de ser feita por nos mesmos, e que todo o remédio que devemos tomar no estágio da paz, é gerado apenas em nossa mente; por isso devemos atingir o conhecimento juntamente com o amor.


Miramez







Nenhum comentário:

Postar um comentário