Miramez - Livro Horizontes da Vida - João Nunes Maia - Cap. 10
Norteando Atitudes
Os desejos sempre nos indicam o roteiro a seguir; no entanto, a razão deve trabalhar no sentido de saber quais são essas intenções, para que não caiamos em tentações, onde as paixões se alastram, conduzindo o coração para as devidas realizações, com retorno nefasto.
Pensemos sempre nos horizontes da vida, aqueles cheios de claridades, onde há amor e caridade. A postura da alma indica o estado espiritual que ela já alcançou.
A lei é sempre a mesma para tudo, no entanto, ela muda de feição, dependendo do encargo em pauta. Os cientistas e astronautas fazem correções em suas naves espaciais, para que elas não percam o aprumo do ponto desejado, e isso sempre acontece com nós outros. Somos naves espirituais, voando em direção à perfeição; no entanto, devemos, por lei, fazer correções em nossas vidas, sempre e sempre, para que possamos chegar ao local do pouso com mais eficiência, e mais rapidez.
A nossa ascensão deve ser constante, nos predispondo em todas as atividades, para que o bem possa ser o clima da nossa vida. Devemos meditar constantemente na postura a que nos entregamos, observando com atenção se temos algo a consertar. Esse é, pois, o nosso trabalho, porque o Senhor já fez o d'Ele com acerto. O errar e acertar é comum no ser humano. A escola da vida consiste nisso e a alma, para vestir um corpo físico, busca outros corpos mais sutis, porém, deve aprender a dominá-los com eficiência, para não perder a harmonia do conjunto. Quantos desequilíbrios notamos na Terra, entre as criaturas, por encontrarmos Espíritos encarnados entregando-se aos tóxicos, às bebidas alcóolicas, ao fumo e às drogas, que lhes fizeram perder o comando de alguns dos seus corpos espirituais!? E o reajuste? Esse é demorado, porque a perda levou grande espaço; uns poucos se recuperam na mesma reencarnação, mas, muitos, por vezes, levam muitas vidas sucessivas, com sofrimentos muitas vezes, de difícil explicação.
A própria obsessão, em muitos casos, é falta de comando em algumas das vestes da alma. Norteemos atitudes, procurando o Cristo na feição de Sua volta pela via da Doutrina dos Espíritos, pois é na mensagem do Espiritismo que encontraremos as respostas para esses casos, que a medicina e mesmo as outras religiões desconhecem. É de valor capital outra norma de proceder do enfermo, se a que está levando está piorando a situação psíquica.
Mudemos com Jesus, que novos horizontes se abrirão, nos mostrando caminhos mais saudáveis. Chegou o momento da visão se abrir, da audição desembaraçar-se e a compreensão se estender de forma a dar o conhecimento da verdade, libertando a chama divina, que desceu e deve subir para onde veio. O propósito deve ser firme, na firmeza da caridade bem orientada, para que o amor se expresse como um sol dentro do coração, e uma força poderosa como luz de Deus no centro da consciência.
Quem ainda se encontra preso aos vícios, ignorando os valores que Deus lhe deu, busca o sofrimento e, pela dor, deve, em tempo que não podemos precisar, despertar.
Não devemos entregar a Deus todo o nosso destino, que já é d'Ele em normas absolutas; no entanto, existe a nossa parte, de que o espiritualista é consciente, parte a nós destinada e que somente nós temos a fazer. O Senhor já fez a nossa casa mental; basta que a arrumemos, na harmonia que nos pede o amor. Compreende-se daí que podemos fazer muito em nosso favor, como também dificultar a subida da alma para a luz maior.
Começa o teu trabalho interno, que forças espirituais se movimentam para tua ajuda, sem que a tua razão, por vezes, possa registrar. Isso é Deus em ti, pela força do próprio amor, para te nortear nas tuas mais nobres atitudes.
Miramez
Fonte: Horizontes da Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário