quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Miramez - Livro Horizontes da Vida - João Nunes Maia - Cap. 4 - As ideias têm vida



Miramez - Livro Horizontes da Vida - João Nunes Maia - Cap. 4


As ideias têm vida


Certamente que as idéias têm vida, por nascerem da vida; elas flutuam em torno de quem as cria, dando-se os destinos que os sentimentos propõem. Os nossos pensamentos, dos encarnados e desencarnados, são como sementes de vida, a propor vidas, do modo pelo qual foram criadas.

A obstinação da alma nas paixões inferiores faz criar idéias do mesmo naipe, de maneira que o criador de tais forças receba as mesmas vibrações das formas criadas. A lei não deixa ninguém errar o que pediu pelos próprios pensamentos. A mente está em constante oração pelo que pensa e faz, na sutileza do próprio tempo.

Tem cuidado na formação das tuas idéias, que elas podem te induzir à felicidade, mas também te carregar mais o fardo e o jugo; estragar a tua vida ou te proporcionar meios de viver bem, depende de ti, pois crias o teu próprio destino pelos pensamentos que formulas e pelas idéias que crias. Tudo o que fazemos é pela força das idéias que criamos e emitimos. Vivemos em plena troca de condições e energias, mas temos de saber que recebemos o que damos e acolhemos da vida o que doamos aos companheiros. Essa é, pois, uma lei universal e inviolável, criada por Deus.

Quando um orador se encontra desempenhando o seu papel, ele se encontra instigando a criação de idéias vivas, pelos assuntos que fala aos ouvidos dos seus semelhantes. Vejamos bem a responsabilidade de quem fala, e certamente de quem ouve; se eles estão ouvindo, não foram forçados a estarem presentes, nem obrigaram ao orador a dizer o que diz; a liberdade dá a entender a responsabilidade de cada um, onde se encontra, onde a justiça não erra a sentença.

Se o instrumento do verbo deseja melhorar as criaturas que ouvem, que procure estimular a criação de idéias elevadas, porque dali os benefícios são inúmeros, tanto para os encarnados como para os desencarnados que ali se encontram buscando algo que lhes possa melhorar também. Os pensamentos são energias sublimadas que Deus verte para os homens, deixando em liberdade essas forças puras, para serem plasmadas nela os sentimentos humanos.

Devemos analisar também o que vamos escrever, porque responderemos pela plasmagem do mal nas palavras grafadas e receberemos o bem que nelas for impresso. Como é bom conhecer! O espiritismo com Jesus nos ensina a educação da mente e a instrução dos nossos passos, para que possamos criar idéias dignas de serem entregues aos que nos ouvem.

Não percamos tempo criando pensamentos-forma de ódio e inveja, ciúme e discórdia, de violência e de maledicência, porque essa sequência negativa nos leva ao caos, nos fazendo sofrer as conseqüências da nossa ignorância, por também sofrermos por ela. A Doutrina dos Espíritos é uma universidade de amor; seus livros, que são milhares espalhados por toda parte, principalmente no Brasil, têm o condão divino de dar o toque da pureza espiritual nos corações, para que quem os leia ou ouça se esforce na sua autoiluminação.

Não te irrites com simples gestos dos que não te compreendem. Não cries situações difíceis para quem não te tolera e não julgues o ignorante; não percas tempo somando os atos alheios, porque tens a tua vida para ser cuidada, na exemplificação do bem imortal, onde o amor deve ser a luz da existência. Não te esqueças do exemplo de Jesus Cristo, que mesmo preso ao madeiro, perdoou Seus algozes, dizendo que eles não sabiam o que estavam fazendo e os abençoando com amor. Constrói o teu templo de luz, na pureza das idéias, que elas são sementes e onde foram depositadas nascerão com a responsabilidade de quem as plantou.

A vida da alma é um eterno plantio, pensemos nisso.  


Miramez











Nenhum comentário:

Postar um comentário