Joanna de Ângelis - Livro Vidas Vazias - Divaldo P. Franco - Cap. 8
Sob qualquer aspecto
Queira-se ou não, Jesus é a resposta dos Céus aos apelos aflitos do mundo vencido pelas paixões humanas inferiores, a fim de vencê-las.
Numa análise profunda sobre a personalidade de Jesus hodiernamente, encontram-se conclusões especiais e fascinantes que Lhe caracterizam a existência especial e singular.
Isto porque Jesus é o Ser mais surpreendente da história da Humanidade.
Além de haver dividido os tempos, impôs comportamentos jamais pensados, que O enobrecem sob qualquer ângulo em que seja observado.
Para aqueles indivíduos que Lhe negam a grandeza espiritual e a liderança para ser alcançado o Reino de Deus, surgem outras condições que não podem ser ignoradas e muito menos subestimadas.
Havendo vivido num modesto povoado de gentes simples e destituídas de conhecimentos, nem sequer dispunha de alguém que lhe pudesse ministrar aulas a respeito da sabedoria universal.
Agarrados às suas intrigas e tradições perturbadoras, jamais alguém se destacara na comunidade, vivendo-se as pequenas aspirações do cotidiano, sem nenhum voo do pensamento iluminado.
E Ele, sem qualquer aprendizagem terrestre, aos doze anos de idade dialogou com os rabinos de Jerusalém, portadores de cultura impecável, e pôde embaraçar os interlocutores com capacidade ética e estética surpreendente.
Filósofo de rara doutrina, a do amor, não frequentou nenhuma academia, revolucionou os sentimentos numa síntese que reúne as tradições de Sócrates, Platão e Aristóteles, e adquiriu mais seguidores do que os três reunidos.
Revolucionário do bem, enfrentou as conjunturas mais terríveis que haviam construído o Império Romano, sem derramamento do sangue daqueles que se Lhe opuseram, o que deu lugar ao martírio de mais de um milhão de discípulos durante os primeiros séculos.
Terapeuta inconfundível, penetrava nas gêneses dos aflitos que O buscavam, não necessitando de nenhuma instrumentação convencional, e identificava os males que os afligiam, bem como as suas causas, e de imediato os solucionava.
Mestre incomparável, utilizou a Natureza para Sua cátedra e das coisas humildes como usuais e conhecidas, ofereceu ensinamentos profundos, que ainda causam surpresa. As Suas parábolas são páginas de vida ricas de sabedoria e portadoras de orientações psicológicas incomuns.
Orador excelente, fez da palavra bem colocada os mais belos e encantadores discursos e poemas que se conhecem, quais o Sermão da Montanha e as perorações baseadas no Eu sou...
Todos quantos O ouviram jamais esqueceram dos Seus comentários e das Suas belas expressões.
Cidadão perfeito, jamais deixou de cumprir os deveres legais que Lhe diziam respeito, considerando as leis injustas que se encontravam estabelecidas, sem abandonar ou descuidar-se do ministério para o qual viera à Terra.
Amigo fiel, cercou-se dos mais necessitados para os ajudar, sem negacear auxílio àqueles das chamadas classes sociais elevadas.
Humilde como ninguém, logrou sensibilizar todos que O encontraram, sem transigir com as injunções perversas dos hábitos do Seu tempo.
Advogado dos infelizes, defendia-os com tal eloquência que ia além das lições acadêmicas, e a todos libertou.
Sem ter escrito uma palavra, legou à posteridade a mais completa doutrina de amor que ainda enfloresce a Humanidade.
Somente Francisco de Assis conseguiu imitá-Lo, tornando-se um símile feito na luz do amor.
Nunca O desdenhes ou finjas ignorá-Lo.
Na atualidade apressada, quando se destacam a prosápia, o poder temporal injusto, a astúcia e a ambição desmedida, campanhas sórdidas são organizadas para negar-Lhe a existência ou desdenhar os Seus ensinamentos.
Quando Ele tornou bem-aventurados os pobres de espírito, os humildes e os simples de coração, os que sofrem injustiças, os esquecidos, reverteu as determinações enganosas, encontrando-se ainda hoje reações violentas dos imprevidentes e ricos de vanglória.
Enquanto a moderna Psicologia reconheça a culpa e a ansiedade como fatores endógenos poderosos geradores de distúrbios emocionais, Jesus teve ocasião de propor a terapia preventiva do perdão e do autoperdão, assim como recomendou cuidados especiais em relação ao dia de hoje sem aflição pelo amanhã.
Valorizou as atitudes da amizade pura na convivência com os doze, com Lázaro e suas duas irmãs, e lecionou fraternidade legítima que enternece os corações.
Aqueles que O seguiram nos primeiros tempos foram massacrados e martirizados, não, porém, extintos, pelo alto significado das Suas lições para tornar feliz a existência terrestre.
No formoso terreno do sacrifício, deles a planta do amor cresceu e tornou-se jardim de bênçãos para os dias longínquos ou próximos do futuro.
Em determinado período, porém, da civilização, adulteraram os Seus ensinos, adaptando-os aos interesses mentirosos do mundo, mas apesar dessa crueldade e covardia, surgiram seguidores da Sua palavra que consagraram a Verdade na Terra.
Queira-se ou não, Jesus é a resposta dos Céus aos apelos aflitos do mundo vencido pelas paixões humanas inferiores, a fim de vencê-las.
Mesmo hoje, quando se pretende anular-Lhe a influência, Ele cuida do Seu rebanho através dos emissários espirituais que inspiram as criaturas, através dos médiuns responsáveis que transmitem as mensagens do Mais-alto com honestidade e abnegação.
Jesus havia informado que não deixaria as pessoas órfãs do Seu amor e, repentinamente, como um exército sublime bem conduzido, os Espíritos do bem invadiram o planeta em cânticos de exaltação e de caridade, demonstrando que Ele, na condição de Nauta Divino, conduz a barca terrestre ao porto de segurança, onde reina a paz.
Busca segui-lO sem muita discussão.
Se estás em sofrimento, pensa n’Ele.
Se tens a alma em frangalhos, busca-Lhe o auxílio.
Se te encontras ditoso, recorre a Ele.
E se estás em paz, vive-O e divulga-O ao mundo atormentado destes tempos.
Joanna de Ângelis
HODIERNO: Atual, moderno, dos dias de hoje.
PERORAÇÃO: A última parte de um discurso; conclusão
NEGACEAR: Seduzir por meio de negaça(s); atrair, provocar.
PROSÁPIA: Orgulho, jactância, vaidade, fanfarrice.
IMPREVIDENTE: Que ou quem não é previdente; descuidado, imprudente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário