Irmão Jacob - Livro Voltei - Chico Xavier - Cap. 13
Revendo círculos de trabalho
AULA DE PREPARAÇÃO ESPIRITUAL
Daí a minutos penetrávamos respeitável instituição, onde cooperaríamos na transformação de entidades perigosas pela avançada cultura desviada para o mal.
Conduzido por Guillon a extensa sala, com surpresa forte aí encontrei Leopoldo Cirne rodeado de dezenas de entidades menos evolutidas a lhe escutarem a palavra, atenciosas.
Era uma aula perfeita na qual o velho amigo preparava futuros companheiros para a contribuição espiritual de ordem elevada.
Notei-lhe a preocupação de sintetizar para ganhar tempo.
Dos tópicos registrados por mim, assinalei, por mais expressivo, o ensinamento da cooperação.
Ainda depois da morte — enunciava ele, — a fraternidade é o caminho da salvação.
Para que um criminoso retome o patrimônio da paz, urge regenerar-se e socorrer os irmãos ignorantes que tiveram também o infortúnio de resvalar nos despenhadeiros do crime; a fim de que o intemperante se reajuste, é imprescindível se cure, colocando-se no auxílio aos que ainda não puderam libertar-se dos maus hábitos; se o ingrato deseja iluminar o próprio caminho, convém-lhe a reparação dos erros em que se mergulhou impensadamente, amparando o próximo de coração enrijecido, despertando-o para os benefícios da gratidão.
Inadiável, portanto, é a reforma íntima com o trabalho de autoaperfeiçoamento, para que a dádiva da reencarnação produza frutos de paz e sabedoria.
Os Espíritos, revelando fundo interesse, ouviam-no com a mesma atenção com que na Terra se registram informes alusivos ao dinheiro fácil.
Sorridente, Guillon comentou a posição diversa em que nos achamos, atravessado o sepulcro. Enquanto no mundo vulgar, esmagadora maioria das criaturas menospreza a alma, atendendo às vantagens imediatas do corpo, sobrevindo a morte assinala-se a reviravolta — os indiferentes de ontem, na maioria, buscam o olvido das impressões que lhes ficam da experiência física, procurando as vantagens da alma.
Ninguém se eleva do chão planetário ostentando asas alheias e, daí, as organizações numerosas de assistência e socorro sobre a Terra mesmo.
Cirne é um dos pioneiros dessas escolas de preparação espiritual. Terminada a aula, veio ter conosco, prestativo e amável.
— Então — disse-lhe, satisfeito, — orientando nossos irmãos para o Céu?
Fitou em mim aqueles mesmos olhos cintilantes que lhe conhecíamos noutro tempo e respondeu:
— Não, Jacob, não é bem isto. Se na Esfera carnal trabalhamos na condução do próximo para que aprenda a bem morrer, cooperamos agora a fim de que saiba renascer com proveito.
NOS SERVIÇOS DE DOUTRINAÇÃO
Não tive tempo para refletir-lhe a resposta sábia. Schutel veio buscar-nos para o serviço de evangelização.
Os trabalhos de socorro aos desencarnados endurecidos estavam iniciados com a prece do orientador da reunião.
Naturalmente, poderiam ser instruídos em nossa Esfera de luta — afirmou Guillon, compreensivo, — entretanto, os benefícios decorrentes da colaboração atingiriam particularmente os amigos encarnados, não somente lhes aumentando o conhecimento e a experiência, mas também lhes suprimindo lastimáveis impulsos para o mal.
Que os infortunados ali diante de nós, eram perseguidores sombrios não padecia dúvida. Não viam os benfeitores que até ali acorriam para melhorar-lhes as condições, embora agissem constrangidos pelas forças magnéticas que deles emanavam; contudo, ouviam-lhes as instruções e advertências edificantes, através daqueles mesmos aprendizes das aulas do Cirne.
Reparei, então, com mágoa, a diferença que existia entre mim e os abençoados companheiros que me haviam trazido. Ao passo que nenhum deles era visível aos irmãos ignorantes e perturbados, não obstante as irradiações brilhantes que lhes marcavam a individualidade, notavam-me a presença, entre os ajudantes intermediários, pertencentes aos cursos preparatórios de espiritualidade superior.
Certa entidade reconheceu-me e gritou:
— Aquele ali não é o Jacob?
E mirando-me de alto a baixo, acentuou:
— Que é da luz dele?
Sentindo a opacidade de minha organização espiritual e envergonhado com o incidente, recolhi-me ao silêncio e à inação, receando intervir nos serviços da noite, no desdobramento dos quais não sobrava tempo para qualquer indagação ociosa de minha parte.
Finda que foi a tarefa, expus ao Guillon o meu caso; todavia, afagando-me os ombros, fraternalmente, exclamou sem humilhar-me:
— Não se atormente, meu caro. Medite, ore e, no momento oportuno, receberá os necessários esclarecimentos. Esteja certo de que a sua luz virá.
Semelhantes palavras de reconforto, porém, não conseguiram afastar a profunda tristeza que me tomou o coração.
Irmão Jacob
VÍDEO:
Bibliossíntese - projeto do Portal Luz Espírita
"VOLTEI" (Irmão Jacob) Chico Xavier
Fraternidade Luz Espírita
Bibliossíntese - projeto do Portal Luz Espírita
"VOLTEI" (Irmão Jacob) Chico Xavier
Fraternidade Luz Espírita
Bibliossíntese é um projeto do Portal Luz Espírita (www.luzespirita.org.br) cujo objetivo primordial é fazer uma rápida amostragem do conteúdo do específico livro, sem a pretensão de substituir a leitura da referida obra.
Nesta edição, baseada na obra "VOLTEI", psicografada por Francisco Cândido Xavier, o Espírito Irmão Jacob, fala do processo de seu desencarne e entrada no plano espiritual, após a jornada terrena, quando havia sido Frederico Figner, ativista espírita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário