quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Miramez - Livro Cura-te a ti mesmo - João Nunes Maia - Pág. 55 - Delicadeza - Gestos educados




Miramez - Livro Cura-te a ti mesmo - João Nunes Maia - Pág. 55


Delicadeza

Gestos educados


Observando a vida, senão a natureza humana, encontramos valores extraordinários, que tanto podem ser usados para o bem dos que sofrem, quanto para a alegria dos tristes, levantando caídos e acendendo a fé nos corações.

Presta bem atenção! São os gestos educados das criaturas responsáveis por tamanhos benefícios que, por vezes, são esquecidos nas lides humanas. Eis porque a codificação do Espiritismo nos aconselha a educação e a instrução.

A alma educada transmite aos outros um clima de amor e de confiança, de alegria e de paz. Quem não gosta da suavidade de uma pessoa? Os gestos educados entregam aos que os observam uma cota de amor tal, que quem os recebe não os esquece jamais e agradece, sempre por ter recebido mais vida, onde não houve interesse nem comércio, como se faz nos mercados do mundo.

Os gestos educados são entregues a outrem nas linhas do amor, de modo que brilhe a caridade, no despertamento da alegria. Meu filho, envolve-te na ternura ao conversar com alguém, que esse exercício é divino, para que o ambiente da Terra vá se purificando, de modo a ajudá-la, para te elevar na escala dos mundos e alcançar uma posição de maiores valores espirituais. Convêm a todos empenharem-se neste esforço e a resposta de Deus virá pela paz universal, para todos os povos.

São duas as faixas onde se deve expressar essa luz: a que surge intimamente e a que se manifesta extremamente. Ambas são impulsionadas pelo amor. Peçamos ao Cristo para nos ajudar nessa escola de educação destas forças que são geradas em nós, e que possamos fazer bom uso dos nossos dons, acendendo luzes na divulgação do bem, que nunca morre.

Sê educado, com a polidez cristã, nos teus pensamentos, nas tuas palavras, na tua vida, que esses gestos abrir-te-ão caminhos de luz por onde passares, deixando as tuas marcas de apreço pela vida e por seu Criador. Confia em Deus e em ti mesmo; essa disposição te levará à paz interna.

A dúvida é sentimento pernicioso e é gerada da ignorância, mas o Cristo é o Saber; aliemo-nos a Ele, de tal forma, que nossos corações se transformem em sóis e a nossa consciência em céus, onde possamos encontrar a presença de Deus, como nosso Pai e Jesus como nosso Mestre, de modo que recebamos e nos sintamos dominados por uma tranquilidade imperturbável existência afora.

Educa a tua fala e fala com amor a tudo e a todos; educa o teu verbo e prossegue conversando com a própria vida, que receberás dela o melhor. Educa teus pensamentos, que as luzes dos iguais te acompanharão, proporcionando-te conforto e paz. Esmera-te no teu aprimoramento, pois deves fazer a tua parte, porque somente depois dela concretizada é que encontrarás a parte de Deus, que já foi feita desde o princípio.

O Espiritismo é uma doutrina farta de valores educativos, mas o usufruto dessa filosofia há-de ser conseguido pelos seus seguidores.

Os gestos educados em Cristo representam esperança que renascem sempre no teu mundo íntimo. Que o Senhor te ajude nesta elevação espiritual.

Copiemos em nós a educação do Mestre, que seremos abençoados por Deus.


Miramez









Nenhum comentário:

Postar um comentário