sábado, 21 de agosto de 2021

Miramez - Livro Cura-te a ti mesmo - João Nunes Maia - Pág. 41 - Direito - Aprender a falar




Miramez - Livro Cura-te a ti mesmo - João Nunes Maia - Pág. 41


Direito
Aprender a falar


Aprendamos a falar e escrever corretamente; este é o dever do homem de bem, sabendo que essa postura o leva a encontrar a luz do entendimento. A comunicação nos caminhos da harmonia é lei natural da vida em todos os mundos, de sorte a clarear a alma, para melhor entender Deus.

Observemos o que falamos ou escrevemos, pois há alguém ouvindo ou lendo, eis porque vigiar o que se diz para os outros é dever de cada criatura. A justiça sempre nos devolve o que doamos aos outros pelos pensamentos e pela fala, pelo que escrevemos e pela vida no que há de melhor, para que o melhor venha à nossa procura.

O aprumo da nossa existência, no que toca às qualidades superiores, é marca de luz que deixamos durante a vida, e que todos possam nos copiar sem perdas, assegurando o equilíbrio e a paz no coração.

Quem se esforça na educação das suas qualidades e aprimora o seu verbo em todas as direções é sempre qualificado como agente de alta educação, e isso nos anima a melhorar cada vez mais e igualmente a nos instruir.

Conforta-nos o coração quando descobrimos pessoas trabalhando para melhorar a fala, para melhorar a mente e para melhorar a vida nas linhas do Cristo, Personalidade Incomparável, que jamais devemos esquecer. É bom que todos compreendamos que, sem o valor do esforço próprio de cada um, não há ascensão para os espíritos. É o espiritismo a escola ideal que nos ensina a cultivar as qualidades que existem no mundo interno.

A prerrogativa mais acertada diante da vida é conscientizar-nos de que estamos no mundo, buscando e trabalhando ao encontro da luz, para despertar em nós o que o Senhor colocou em nossas intimidades: sementes que, desabrochando, fazem surgir a segurança da eternidade da alma, que cada vez mais cresce rumo à felicidade.

O aprendizado da conversa é tarefa nossa, que não deve ser esquecida, porque ao educarmos a fala, certamente que os pensamentos recebem a sua cota em primeiro lugar porque, como educar a palavra sem que os pensamentos já tenham encontrado a harmonia com Cristo?

Vivemos todos e tudo em grupos para assimilarmos uns dos outros os valores e, nessa troca, dá-se o fenômeno do crescimento: os dons aumentam na busca dos dons do Mestre. Vamos acreditar que Deus está em tudo e, desta forma, a honestidade será o caminho mais acertado, para não perdermos as claridades espirituais. Vamos buscar o melhor, sem vaidade, sem orgulho e sem egoísmo, trabalhando, com a finalidade de servir a todos, fazendo da vida uma vida de amor, na conjunção da caridade, clima imortal da Divindade, que nos inspire esperança e paz.

Convida-nos a razão a não nos esquecermos do aprimoramento, porque a libertação vem dos nossos esforços; que a honestidade não falte em nossos caminhos, a nos ensinar como pensar e conversar com os nossos irmãos, no sentido de que eles encontrem em nós algo a mais para a sua felicidade. 

As palavras retas representam a realidade do reino dos Espíritos elevados.


Miramez 









Nenhum comentário:

Postar um comentário