domingo, 5 de abril de 2020

Chico Xavier - Livro Chico Xavier, à Sombra do Abacateiro - Carlos A. Baccelli - Emmanuel / Chico Xavier - Pág. 113/115 - 28 de abril de 1984




Chico Xavier - Livro Chico Xavier, à Sombra do Abacateiro - Carlos A. Baccelli - Emmanuel / Chico Xavier - Pág. 113/115


28 de abril de 1984



No dia 28 de abril de 1984, o nosso Chico, ante o comentário de vários companheiros presentes sobre a desencarnação de alguns confrades valorosos na divulgação doutrinária, diz, sorrindo: — É... minha classe
está sendo convocada... Se eu for chamado, pego a mochila...

Dando início à reunião, o Evangelho nos oferece à reflexão da tarde o tema do Cap. VIII — "Bem-aventurados os puros de coração"

Após os comentários de praxe, na palavra dos amigos que colaboraram no estudo da lição com preciosos apontamentos, o Chico solicita permissão para também dizer alguma coisa.

"É apenas um tópico, depois da palavra de nossa irmã Dona Adette, a quem agradecemos muito não só pelo que nos ensina mas também pelo que exemplifica. 

Emmanuel nos pede para considerar este trecho:... aquela que ainda tem esse pensamento (infeliz), mas o repele, está em vias de realizá-lo (progresso)... A maioria de nós outros estamos aqui dentro desta faixa.
Nós todos queremos o bem, mas no momento exato, por muito nos esforcemos, o mal parece que aperta o cerco e acabamos perdendo muito, ou pouco, mas é muito raro sairmos vencedores dessa prova do mal em nós mesmos... Metade da nossa alma está cultivando para o bem (neste trecho Chico se refere à batalha que o bem e o mal travam dentro de nós, onde quase sempre o mal prevalece). Temos as nossas horas de teste: nós todos temos o nosso teste de resistência... Quando somos desafiados a um duelo de palavras ásperas, difíceis, se temos força de guardar silêncio para abençoar a pessoa que nos maldiz...

(...) A nossa luta é muito grande. Devemos pensar nisto, porque a maioria de nós outros, falo essencialmente de mim, vamos a uma reunião, lemos uma mensagem, um livro, nos inflamamos, mas no momento exato de nos esquecermos, nos apagarmos, nos derrotarmos, de servir de pedestal para que outro brilhe...

O mal está em nós mesmos, em nossas tentações, tentações que nascem de nós. Ninguém nos tenta, nós é que somos tentados por nós mesmos.

(...) Muitas vezes nos sentimos dispostos a esses exemplos, dentro de casa ou no nosso grupo social, somos induzidos, mas no momento preciso do teste pessoas assim como eu ganha sempre a nota zero, outros ganham 2, outros 5...

Para terminar eu vou dizer, não a título de anedota, mas de ensinamento. Trabalhei muitos anos no Ministério da Agricultura, 35 anos, aposentei-me. Chamado a um concurso no Rio de Janeiro para uma promoção substancial (...) as notas começavam de 40 até 100 (a pessoa se classificava). Quem tivesse nota de 1 até 40 era zero total.

Eu recebo mensagens, os Espíritos transmitem livros, o concurso no Rio, as salas com muita gente, todos nos fixando... Fizemos a prova e dai há 3 dias sai o resultado — eu tinha tirado 37 zeros!!! Então o diretor do DASP, um homem muito ponderado, Dr. Luiz Simões Lopes, chamou o meu chefe e disse: 'Eu tenho vontade de conhecer o Francisco Xavier...' Meu chefe veio envergonhado, um general amigo me protegia... Fui à sala do diretor já sabendo que tinha ganho 37 zeros! Ele me cumprimentou dizendo que era um prazer me conhecer: 'Quero conhecê-lo por causa de minha senhora. Ela leu o livro Paulo e Estevão e gostou muito, mas eu agora me interesso por essa Doutrina que minha mulher abraçou, porque eu sou ateu, ninguém nunca tirou nesse concurso tantos zeros... Você não poderia ter escrito esses livros todos... Pode voltar a Pedro Leopoldo e continuar a trabalhar, porquanto a lei do Getúlio permite... (risos). 

Na hora de minha desencarnação eu não sei se essa conta de zeros será dobrada, falando com muita sinceridade..."

Com a prece final encerramos a tertúlia evangélica, enquanto todos meditávamos em tudo quanto ouvíramos, questionando a nós próprios: qual tem sido o meu aproveitamento espiritual na presente encarnação? como estará a minha ficha nos arquivos da consciência? 




Carlos A. Baccelli







Fonte: CHICO XAVIER \300 SOMBRA DO ABACATEIRO _Carlos A. Bacelli - Chico Xavier_pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário