quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Miramez - Livro Francisco de Assis - João Nunes Maia - Cap. 18 - A Comunidade Franciscana - Pág 283 - O que é o Amor?




Miramez - Livro Francisco de Assis - João Nunes Maia - Cap. 18 - A Comunidade Franciscana - Pág 283


O que é o Amor?


Frei Sabatino, dotado da palavra fácil, interrogou a Frei Francisco:

- Pai Francisco o que é o Amor?

Francisco de Assis redarguiu com alegria, sob o beneplácito da virtude que ele tanto amou, desfrutando deste ambiente divino da sua própria conquista:

- Meus amados filhos!... Esta pergunta do nosso irmão Sabatino nos lembrar sobremaneira do nosso Divino Mestre, em todas as Suas diretrizes quando estagiou na Terra, porque Ele foi a personificação do Amor. Ele é o Amor! Devem deixar bem entendido que o Amor tem ramificações variadas nas suas sequências de luz, mas a sua missão é libertar o homem e conduzi-lo para Deus, despertar todos sentidos das criaturas, de maneira que todos os seres humanos possam compreender melhor a vida, conhecendo a si mesmos. O Cristo, em três anos, descortinou Amor, mas a distância evolutiva entre Ele e nós é tão grande, que precisaremos de vários séculos para o compreender e começar a vivê-lo.

Se esta comunidade se desprender de todos os bens terrenos e não tiver Amor nada terá feito perante os nossos compromissos, com os Anjos que nos cercam; se somente pensar nas coisas boas, sem fazer o mal a alguém, nada terá realizado, no percurso das nossas exigências; se trabalhar dia e noite, e o que ganhar, doar aos que sofrem, se não tiver Amor, nada terá feito na conquista da verdadeira Paz; se fizer jejum, quase todos os dias, em favor do bem-estar da coletividade, se não tiver Amor, na verdade vos dizemos, que nada terá feito para o bem das criaturas.

Se andarmos com uma só túnica, com somente um par de sandálias, desprezarmos os bordões, e não tivermos onde reclinar as cabeças, se não tivermos Amor, ficaremos todos como éramos antes, quando nada fazíamos; se orarmos dia e noite em favor de todas as criaturas de Deus, com toda a piedade que o sentimento possa expressar, se não tivermos Amor, nada teremos feito para aliviar e confortar os nossos irmãos; se desenvolvermos o dom de curar todos os enfermos e curá-los sem a presença do Amor, essa cura tornar-se-á mera vaidade, será uma cura morta, porque somente o Amor é vivo e dá vida, por ser proveniente da Vida Universal.

Peço a todos que aqui me ouvem que me ajudem a compreender o Amor e a consertar as minhas faltas no exercício do Amor, colocando esse meu Amor equivocado nas bênçãos da disciplina, para que o Cristo me visite e me ajude a amar. Peço a todos vós, companheiros que sabeis amar, que me façais essa caridade, prendei-me, e mesmo me amarrai quando necessário, para que eu compreenda o valor do Amor para com Deus e o próximo.

O Amor é paz, o Amor é entendimento, é Caridade em todos os seus aspectos de educação e de sabedoria.


Francisco de Assis






Nenhum comentário:

Postar um comentário