Miramez - Livro Cura-te a ti mesmo - João Nunes Maia - Cap. 37
Gratidão - Pensamentos elevados
Para armazenarmos pensamentos elevados na consciência, é preciso trilharmos os caminhos do amor. O amor é capaz de nos favorecer neste ideal, com vitória bastante proveitosa, em todos os segmentos da vida. Se faltar o amor, ficaremos deficientes para a jornada.
O que comumente se ouve é que se ama o bastante; urge saber se esse amor pertence às linhas do Cristo, comungando com a pureza dos sentimentos.
Antes de falar nessa virtude por excelência, devemos analisar suas condições, se é mesmo verdadeiro o sentimento a que estamos nos referindo.
Pensamentos elevados são gerados no ambiente da caridade pura, e a gratidão não pertence a outro manancial da vida. Devemos ser sempre agradecidos pelo que recebamos dos nossos benfeitores, que essa postura despertará em nós, outras qualidades que nos fazem sanear a intimidade, de modo a esperar o nascimento do Divino Mestre dentro de nós.
Não devemos perder tempo, esperando pelos outros; a nossa felicidade advém dos nossos esforços, nas bênçãos do Criador. A natureza nos ensina que, para colher temos de plantar e Jesus, no Seu divino Evangelho, nos mostra como devemos semear para obtermos uma boa colheita.
Os nossos pensamentos são oriundos de Deus; no entanto, existe a nossa parte que somente nós podemos fazer, dependendo dos nossos esforços permanentes, para alcançarmos a luz. É, por assim dizer, a força mais poderosa do universo, depois do turbilhão mental do Criador que aciona a vida em todo o Cosmo, e que equilibra e se fez harmonia em todos os mundos.
O estudante do Espiritismo encontra nesta filosofia de vida mais vida, por não ter limites de lições a oferecer aos filhos de Deus. O que deve fazer é reunir ensinamentos, analisar conceitos e partir para o crescimento, e ainda encontrará a ajuda amorosa de Deus, em todos os seus esforços, favorecendo-o para o aprimoramento.
Quando os benfeitores espirituais encontram meios de comungar com os seres humanos, o proveito de cada um é extraordinário, em relação a vida santificante. A Doutrina Espírita, meus irmãos, é luz que se oferta e pensamentos elevados são paz fazendo ambiente para o amor.
Encontras em Cristo tudo o que se pode encontrar para a felicidade; basta aproveitares o tempo, na assimilação dos ensinamentos registados pelos Seus discípulos e que nos oferece o Evangelho. Convém pensares nisto, fazendo um clima de oração e buscando Jesus na intimidade, com todo amor, que os dons de ouro na cidade do coração passarão a despertar, transmutando-se em valores maiores, por acordarem, crescendo para a luz.
Começa hoje a pensar no conteúdo do que tens pensado, descobrindo outro mundo de luz em que poderás viver, por encontrares caminhos que te levarão as diversas dimensões de luz superior. Trabalhemos, meus filhos, no aprimoramento de nós mesmos, porque esse estado sublime depende dos nossos esforços, e devemos começar agora. É por isso que falamos que a vida é uma luta, ou um conjunto de lutas, sem conta.
Podes ser feliz, mesmo na carne, se cuidares da tua lavoura mental; os grandes sábios e místicos nos dão exemplos do bem-estar permanente, por encontrarem, mesmo na carne, os meios de harmonizarem seu campo mental, colhendo dele as sementes de luz, para a semeadura na sua própria existência, acreditando que a lei universal nos garante uma colheita correspondente ao plantio.
Esses são as príncipes de algumas modalidades de curar a si mesmo e ouvir a Jesus, quando falava aos enfermos: “levanta-te e anda”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário