Miramez - Livro Filosofia da Mediunidade - João Nunes Maia - Cap. 47
Categoria dos Espíritos manifestantes
LM - 2ª parte
Cap. VI -100-2ª
Há criaturas que dizem que os Espíritos que se tomam visíveis pertencem à categoria de Espíritos atrasados, que são inferiores. Na verdade, os Espíritos que se manifestam, tomando-se visíveis para os homens, podem pertencer a qualquer categoria, dependendo da necessidade da manifestação espiritual.
Onde Deus deseja que eles se tomem visíveis, assim acontece, seja em sonhos, em visão direta ou em sessões de materializações dos Espíritos, através da vidência ou clarividência.
Certo é que os Espíritos mais grosseiros estão mais perto da visibilidade humana que aqueles benfeitores espirituais que se encontram em planos de maior rarefacção; no entanto, quando a vida precisa deles, usam seus recursos e fazem-se visíveis aos companheiros da Terra.
O ambiente que se faz e as intenções dos que se reúnem é que definem os Espíritos que devem comparecer. A conduta do médium, ou dos médiuns, revela a categoria do mundo espiritual que irá se fazer presente. E se os médiuns, como os espíritas, querem boas companhias espirituais, não devem se esquecer das mudanças internas, dos ideais elevados, enfim, de uma conduta reta, do modo que fala a mensagem evangélica. Precisam saber que os Espíritos que já despertaram para Jesus têm o seu tempo todo tomado pelo trabalho elevado, ao passo que os Espíritos Inferiores sempre esquecem as obrigações para com a vida e Deus.
Vê o que pensas durante o dia, observa o que falas no percurso do mesmo tempo e o que fazes. Se tens alguma coisa para consertar, fá-lo logo, que o mundo espiritual superior está sempre ao teu lado, inspirando-te nas boas resoluções.
A categoria de Espíritos que te procuram, compatibiliza-se com a tua vida. Tu sabes mais das tuas companhias espirituais; analisa teus ideais e eles te dirão das classes de Espíritos que andam contigo. A mediunidade é uma missão que pode te levar à paz de consciência, ou acender fogo que inquieta a tua vida. Depende da tua postura diante dos problemas. A existência é tua: vê o que estás fazendo dela. O ensejo de aprendizado é muito grande.
Não precisas perguntar a ninguém, nem mesmo aos Espíritos, qual a categoria de Espíritos que te acompanham: observa a tua vida e verás as tuas companhias.
O verdadeiro espírita, disse "O Evangelho Segundo o Espiritismo”, é aquele que faz permanente esforço para se melhorar moralmente. A tranquilidade de consciência não se compra e não se vende; ela é conquistada passo a passo, em esforço próprio constante. O trabalho é grande, mas o tempo dá oportunidade a todos de se melhorarem espiritualmente.
As oportunidades de os Espíritos se manifestarem são para todos eles; no entanto, eles observam acima de tudo se há permissão de Deus, e quais os objetivos destas manifestações. Registemos as palavras do apóstolo Paulo: "Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto." (II Coríntios, 4:3)
Os irmãos de boa vontade, aqueles que procuram a luz, sempre encontram nos seus caminhos os meios de serem beneficiados pela paz de consciência, por se esforçarem na conquista do amor e da caridade.
Deus não se esquece de ninguém, mas age com justiça, dando a cada um o que fez por merecer. Existe, igualmente, a misericórdia, para que a alma desperte com mais urgência para os caminhos do amor.
Miramez
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário