Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Pág. 120
Saudável é o caminho do meio
Considerar que o equilíbrio da nossa vida está fora de nós é desconhecer a verdade que tem a capacidade de nos libertar. Em tudo que existe na Terra, os extremos nos dão a entender que guardam desequilíbrios inumeráveis. E nas margens dos rios que proliferam os protozoários e é nas extremidades dos caminhos que se esconde toda sorte de perigos. É nos subúrbios das grandes metrópoles que os marginais se ocultam. Daí, deveremos entender determinadas leis do equilíbrio que haveremos de respeitar, diante dos nossos destinos.
O caminho do meio, em quase todas as circunstâncias, é a melhor direção. Quando falardes, não esqueçais da ponderação; ponderar é analisar o que deveis falar aos outros, para que não os irriteis com uma conversação desordenada. Ao escrever, lembrai-vos do bom senso, porque com ele podereis ajudar aos que padecem da enfermidade perigosa que se chama ignorância. Tende cuidado com o ambiente que frequentais, para não pactuares com as idéias inferiores e serdes tomados de assalto por sugestões malévolas. Tudo é lícito existir, mas nem de tudo é conveniente usar.
Se fordes atacado por alguém que desconhece o respeito aos direitos humanos, não useis da mesma arma para vos defender: esperai um pouco e este pouco que a tolerância vos inspirou dar-vos-á o muito de sabedoria, para que, na oportunidade, possais responder ao que vos feriu, com ponderação, senão com amor, para que não venhais a compartilhar com ele na mesma faixa de discórdia. E quando achardes conveniente calar, fazei-o, mas vibrai amor e perdão, para que a paz se estabeleça no coração do ofensor e ajude-o a mudar as suas atitudes.
Saudável é a educação ensinada pelo Evangelho de Jesus e muito digna é a sabedoria do espírito que nos mostra a caridade como a tábua de salvação em todos os mundos e, certamente, em todas as civilizações do universo.
Quem procura o caminho na senda do meio nunca erra e o próprio destino o leva para a morada que se conhece pelo nome de Consciência Tranquila. Quem pretende e procura o reino do saber com amor é dotado de tolerância tal e de tamanha humildade, que ouve primeiro os inconvenientes, os malfeitores, os imprudentes e os intolerantes, para depois falar alguma coisa, no tocante a conselhos e orientações. E, se é solicitado, o sábio fala pouco, porque sabe como convém falar e em poucas palavras diz o necessário, para que os famintos saciem a fome de compreensão e a sede de saber. Não vos preocupeis muito com o que ides falar. Se a fé já deu sinal de vida em vosso coração, no momento exato sereis inspirados pelo Espírito da Verdade, com quem passareis a conviver no ambiente da fraternidade. Quem domina o verbo nos moldes do Cristo, terá como companhia os anjos do Senhor, em permanente comunicação com os seus semelhantes, através dos próprios homens.
É conveniente a moderação nas conversações com os outros. A alma moderada é mensageira da simpatia e doadora da esperança. Não deveis pender para os círculos fechados dos partidos ou serdes arregimentados por determinadas religiões. Lembrai-vos de que o egoísmo mata os ideais mais elevados. Procurai a universalidade e dentro dela sereis livres e colhereis os abundantes frutos da verdade. A melhor religião do mundo é o Amor; a melhor filosofia, a Caridade e a melhor ciência, o Discernimento.
Se pretendeis conservar a vossa saúde ou curar-vos, não deveis vos esquecer do bom comportamento, onde a harmonia nos deixa ouvir os preceitos do Cristo em alta função na cura verdadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário