Espírito Rodrigo - Livro Bilhetes Fraternais 02 - Espíritos Diversos - Cap. 07
A coragem da fé
"A fé robusta dá a perseverança, a energia e os recursos que fazem vencer os obstáculos, nas pequenas como nas grandes coisas." (O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XIX, Item 2)
"Aquele que me renegar diante dos homens, em face dos testemunhos necessários à evolução, também eu o renegarei quando buscar a recompensa por sua adesão exterior a minha causa". Tal o sentido que podemos emprestar às palavras proferidas por Jesus quando exortou seus discípulos de todos os tempos à coragem no trabalho de divulgação de Sua Doutrina.
Muitas vezes aplica-se a coragem da fé apenas ao ato de alguém proclamar-se cristão diante dos incrédulos e materialistas de todos os tempos.
O ensinamento, porém, é mais profundo. A coragem da fé manifesta-se, principalmente, pela força do exemplo de renovação moral ante as dissipações de toda ordem que contaminam a existência humana. É a coragem de disciplinar as próprias emoções tendentes ao desequilíbrio, a de sublimar pensamentos pelos padrões do Evangelho, a de amar, mesmo quando não se é amado, enfim, é a coragem de buscar em Deus a orientação segura para tudo que se pensa e se faz.
O testemunho que o Cristo reclama de seus discípulos amados é o da assunção com a própria consciência, do compromisso solene de caminhar pelas estradas da vida amando em paz e trabalhando com ardor pelo progresso individual e coletivo.
Espírito Rodrigo
Fonte: Bilhetes Fraternais 02-pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário