Allan Kardec - O Livro dos Espíritos - 2ª Parte - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos - Cap. X
Das ocupações e missões dos Espíritos
560. Tem atribuições especiais cada Espírito?
"Todos temos que habitar todas as regiões e adquirir o conhecimento de todas as coisas, presidindo sucessivamente ao que se efetua em todos os pontos do Universo. Mas, como diz o Eclesiastes, há tempo para tudo. Assim, tal Espírito cumpre hoje neste mundo o seu destino, tal outro cumprirá ou já cumpriu o seu, em época diversa, na terra, na água, no ar, etc."
Allan Kardec
O Livro dos Espíritos comentado pelo Espírito Miramez
Questão 560 comentada
Os Espíritos não têm atribuições especiais; não há nada especial para cada um, Deus é amor e justiça no mais profundo do termo. Todos temos de passar por todos os caminhos para tirarmos daí as lições, porque, se fomos feitos simples e ignorantes, as lições se encontram espalhadas por toda a criação, e o nosso dever é colhê-las com os nossos esforços, passo a passo.
A diversidade de entendimento dos Espíritos é para nos mostrar que uns já adquiriram certas experiências e outros ainda vão em busca das mesmas. Os direitos são iguais na pauta do tempo e, ainda mais, existe a troca de valores de alma para alma. Os Espíritos voltam à Terra para receber um corpo quantas vezes for necessário, em lugares diversos e com companheiros diversificados, para aprender a amar a todos, enriquecendo o aprendizado.
A obra de Deus é grande, os departamentos de trabalho são inúmeros e temos de passar por todos eles. "O Livro dos Espíritos", nesta resposta, dá um pequeno exemplo por onde passam as almas em busca de aprender mais: na terra, na água, no ar etc.. E acrescentamos: no fogo, nas árvores, nas serras, nos animais inferiores, enfim, a escala é imensurável, para que possamos despertar as qualidades que existem dentro de cada ser espiritual.
Mesmo depois de passar por várias encarnações como ser humano, a escala continua, pois é infinita. Ainda há muitos segredos na vida que poderão vir à luz com o nosso amadurecimento espiritual. Não existe nada especial para uns, que não seja para todos. Deus é bondade, e a justiça e o amor nos nivelam a todos. As diferenças, se queres constatar, somente existem no grau de despertamento espiritual.
As escolas na Terra são fontes de conhecimento, tanto quanto a lavoura da Terra, requerendo dos alunos e professores certo esforço e, às vezes, sacrifício, dor e até infortúnio, para valorizar o aprendizado. A vida é uma universidade maior, cujo diretor é Deus, e os Espíritos puros, os professores que recebem as aulas das mãos do Diretor para administrá-las a todos os alunos. Isto exige esforços, sacrifícios e dores para o grande empenho de crescer, de despertar para a luz da vida. O sentido é o mesmo; saímos da universidade da Terra, para entrarmos em outra, depois do túmulo. Estamos sempre aprendendo, seja aqui ou acolá.
O progresso nos pede para sempre mudar de lugar, para fartar o celeiro que conduzimos na consciência. São valores eternos, que colhemos na eternidade. A vida é bela e cheia de alegria, e nos mostra que existe a felicidade. Se ainda tens alguma dúvida, consulta o coração de Deus e de Jesus, pela força da oração. Cada Espírito é um mundo, onde vibram todas as forças de Deus, pela igualdade do Seu coração maior, a nos sustentar pelo amor.
Se, porventura, existem atribuições especiais, elas são para todos. Não existe exceção no campo da imensurável vida em Deus e para Deus. Se queres conhecer Deus mais de perto na Terra, procura conhecer mais a Jesus.
Miramez
Filosofia Espírita Volume XI - João Nunes Maia
Cap. 50 - Atribuições especiais
Fontes: Ipeak - Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec; Filosofia Espírita Volume XI-pdf; O Livro dos Espíritos comentado pelo Espírito Miramez
Nenhum comentário:
Postar um comentário