terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Miramez - Livro Cura-Te a Ti Mesmo - João Nunes Maia - Pág. 98 - Silêncio - Desperta a alegria




Miramez - Livro Cura-Te a Ti Mesmo - João Nunes Maia - Pág. 98


Silêncio
Desperta a alegria


Procura estudar a natureza, e dela e com ela aprende a manter a alegria e a tranquilidade. Ela está sendo destruída pela ignorância humana, em detrimento da sua própria saúde, mas apesar de tudo, conserva para todos aquele prazer de viver, o contentamento de serem filhos de Deus. E tudo isso no silêncio que Deus lhe outorgou como bênção de luz. Observa o quanto a natureza faz pela vida sem alarde, sempre doando!

Trabalha na tranquilidade, ajudando a vida por onde ela se expressar, sem tocar o gazofilácio, e desperta em tua intimidade a alegria de viver e de ajudar.

Vamos copiar o que nos ensina o Reino maravilhoso e agradecer a Deus pelo amor que se expressa em toda parte, pela vontade do Criador. A gratidão é um remédio para todos os males, despertando em quem a possui muitos valores que, por vezes, se encontram em estado de sono na sua intimidade.

Foge, meu filho, da tristeza; ela acumula em nós o ambiente tempestuoso, que magoa e faz esquecer a luz do contentamento. Aquele que alcança o amor na pureza da sua presença se encontra alegre por dentro, sentindo a espiritualidade a despertar-lhe valores incomparáveis no coração, estabilizando a tranquilidade no mundo da consciência.

Sê um benfeitor de ti mesmo, limpando a tua mente do ódio, que maltrata a paz; limpando a tristeza que envenena o teu mundo por dentro; limpando a violência, que altera a benevolência.

O silêncio é uma virtude grandiosa, mas é preciso que ele seja cristão, para irradiar a simplicidade e a pureza do amor. Convém que observemos todas as nossas atitudes, de modo a não fugirmos do Evangelho, não ferindo os companheiros ao analisarmos a vida deles em nossa educação, nem competindo com eles no trabalho da caridade, alterando a harmonia; devemos, sim, falar da vida deles no que eles fazem de bom, para que inspiremos os que nos ouvem a fazer o mesmo.

Sejamos instrumentos para o crescimento da verdade de tal forma que sejamos também a fonte dessa luz. Mas que seja tudo em silêncio, pois o silêncio no bem acende mais luz no coração e mais paz na consciência, desperta uma alegria mais pura, nos fazendo entender mais a Deus e a confiar mais em Jesus.

Vê o silêncio da natureza, o silêncio da criação, o silêncio de uma oração bem sentida em Cristo, a vibrar no amor e na caridade! Convém saber que a nossa felicidade, depois de Deus, nasce em nós mesmos, quando acordamos os dons da vida em nossa vida.

Começa a trabalhar, exemplificando o que ensina o Evangelho, que aquela alegria divina é qual uma lavoura que floresce em nós, atingindo a todos, de maneira a confiarmos mais em Deus.

Sejamos moderados em tudo o que pretendemos fazer, buscando o melhor, pois sempre recebemos aquilo que pedimos no silêncio de nós mesmos.

Passemos a estudar todos os meios de praticar a caridade, que ela, mesmo sendo mínima, nos levará ao bom comportamento, e isso nos diz muito do amor. Despertemos em nós todo o bem aprovado em Jesus, que a felicidade não nos esquecerá no caminho. Pensemos em Cristo e O vivamos, que Deus aparecerá em nós mais depressa do que esperamos encontrá-Lo.


Miramez






Nenhum comentário:

Postar um comentário