domingo, 22 de novembro de 2020

Miramez - Livro Vamos Orar - João Nunes Maia - Pela alegria de orar




Miramez - Livro Vamos Orar - João Nunes Maia


Pela alegria de orar


Deus de Bondade! Ajudai-nos a perseverar em orações em ação de graças, pelo prazer de orar; não a oração fanática que nos leva à ignorância, não a oração sem o devido objetivo, não a oração que sai somente dos lábios. Ensinai-nos a fazer preces, sentindo no coração o prazer desse exercício divino, de entrarmos em comunhão com o Vosso amor para conosco.

Deus infinitamente justo e bom! Fazei com que possamos aprender a orar não só nas horas difíceis, como se fosse um pronto-socorro para as nossas necessidades de todas as horas, mas que oremos em ação de graças, pela paz que desfrutamos, pela saúde que temos, pelo bem que já conseguimos conquistar perante a Vida. No mundo físico, nós só procuramos nossos pais, amigos e irmãos, quando temos de pedir-lhes alguma coisa? Certamente que não. Pois muito mais justo, em se tratando de Deus, é procurá-lo por Amor, não somente quando precisamos de resolver os nossos difíceis problemas, mas por gratidão pelo muito que Ele tem feito por nós, na escala evolutiva dos seres e das coisas.

Paulo nos ensina que devemos perseverar nas orações, fazer da prece um dever, sem ultrapassar o bom senso. E foi o Cristo que nos ensinou a orar como convém a um cristão: não com longas frases em praças públicas, como espetáculo coletivo, mas entrando no aposento e, fechada a porta, orar ao Pai, que tudo vê, em secreto. Confiar no que pedir, falando sempre: Senhor, graças à Vossa vontade e não à nossa, porque não sabemos o que pedimos e Vós sabeis o que nos é mais agradável. Na oração, devemos nos colocar na posição de humildade, de paciência e de amor, pois o respeito e a pureza de sentimentos devem vibrar na hora da oração a Deus.

Além do Senhor nos entender, pelos fios luminosos dos pensamentos, nós gravamos as respostas, mesmo sem percebermos, na consciência profunda, o que nos servirá de conforto nas horas angustiosas; ficarão, dentro de nós, como suprimento para as nossas carências.

Ho! Deus, quanta ciência existe na prece! Permiti que possamos entender alguma coisa acerca da oração, para sentirmos atração por ela, alimentando a nossa fé, que abrirá caminhos para a nossa cura. Se ainda não alcançamos o prazer de orar, ajudai-nos a orar, ao menos como dever de cada dia, para que no amanhã possamos orar por amor. Que as nossas preces possam atingir não somente a nós e aos nossos familiares, mas toda a humanidade, para que a luz se faça na Terra e a paz nos corações.


Miramez








Nenhum comentário:

Postar um comentário