quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Emmanuel - Livro O Consolador - Chico Xavier - 1ª Parte III - Ciências Especializadas - Zoologia - Parentesco com os animais



Emmanuel - Livro O Consolador - Chico Xavier - 1ª Parte III - Ciências Especializadas - Zoologia


Parentesco com os animais


— A Zoologia é também objeto de atenção dos Planos espirituais?

— Sem dúvida, também a Zoologia merece o zelo da Esfera invisível, mas é indispensável considerarmos a utilidade de uma advertência aos homens, convidando-os a examinar detidamente os seus laços de parentesco com os animais, dentro das linhas evolutivas, sendo justo que procurem colocar os seres inferiores da vida planetária sob o seu cuidado amigo.

Os reinos da Natureza, aliás, são o campo de operação e trabalho dos homens, sendo razoável considerá-los mais sob a sua responsabilidade direta que propriamente dos Espíritos, razão por que responderão perante as leis divinas pelo que fizeram, em consciência, com os patrimônios da natureza terrestre.

— Como interpretar nosso parentesco com os animais?

— Considerando que eles igualmente possuem, diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como, por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude. A escala do progresso é sublime e infinita. No quadro exíguo dos vossos conhecimentos, busquemos uma figura que nos convoque ao sentimento de solidariedade e de amor que deve imperar em todos os departamentos da natureza visível e invisível. O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade. Busquemos reconhecer a infinidade de laços que nos unem nos valores gradativos da evolução e ergamos em nosso íntimo o santuário eterno da fraternidade universal.


Emmanuel







Fonte: Bíblia do Caminho † Testamento Xavieriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário