sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Miramez - Livro Horizontes da Fala - João Nunes Maia - Cap. 4 - Sons articulados




Miramez - Livro Horizontes da Fala - João Nunes Maia - Cap. 4


Sons articulados


Não deve faltar nas articulações dos sons o sublime magnetismo da alegria. Falar a alguém sem amor é o mesmo que doar algo a alguém com as mãos fechadas. Os antigos “Como vai”,  “Bom Dia”, “Boa Tarde” e “Boa Noite” são meios, através dos quais, com o poder da palavra, poderás vitalizar teu companheirImagem1o e receber dele a mesma doação energética. Não podes imaginar, por enquanto, o quanto poderias receber, em se tratando de almas que já armazenam no coração rutilantes dotes espirituais: muito mais! Toda harmonia de sons é agradável ao espírito, esteja ele em qualquer estado evolutivo e, principalmente, na escala em que se encontra o homem.

Se já ouviste falar das benfeitoras massagens orientais, da acupuntura e de determinados exercícios rítmicos para que seja liberada a energia coagulada em determinados pontos do  corpo, é bom que saibas que a palavra educada de um iniciado produz os efeitos mencionados e ainda mais, por que estimula em quem houve, como em quem fala, um alcance maior na aquisição de fé e esta faz vibrar com grande vigor os centros de força, que acionam as glândulas internas na segregação de variados hormônios, garantindo um bem estar indizível ao coração.

Jesus era mestre nessa arte de falar curando, de falar instruindo, de falar libertando os corações. E Ele dizia aos Seus discípulos: “Vós que me acompanhais, podeis fazer muito do que eu estou fazendo….” Que não cheguemos a tanto, porém agarremo-nos ao esforço todos os dias, para que possamos alcançar o melhor, para que nosso verbo se harmonize com as leis espirituais do Universo e comece a transformar o próprio falante em orador de luz, levantando caídos, saciando a sede do coração, vestindo os nus de entendimento e revestindo de paz os desesperados.

Na verdade, a boca também foi feita para comer, mas alimentar não é porventura uma conversa, em dimensão diferente, com os órgãos?

E se estiveres disposto a conversar bem com teu organismo, sabe escolher teus alimentos em conformidade com a harmonia da criação, estuda a natureza que é sábia em culinária perfeita. O teu laboratório é incomparável na concentração de vidas, para vidas.  A linguagem bem ordenada em níveis superiores é uma fonte de alimentos espirituais, que o futuro próximo nos dirá com a chancela da ciência oficial, confirmando assim, o que já falava Jesus, há quase dois mil anos atrás: ” Esta escrito:não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”. Mateus, 4:4.

A boca do homem é a boca de Deus para o serviço do amor. Tu és filho da Grande Luz, como nós e todos os departamentos da criação infinita. O Senhor está fora e dentro de nós, e é bom que deixêmo-Lo comandar a nossa fala. Se a isso nos acostumarmos, estaremos livres para sempre de todas as congestões provocadas pelo muito falar, esquecendo-nos d’Ele.

Não deixes que a tua boca solte pelos portais dos lábios, palavras que ofendem, de desânimo, de covardia, de imprudência, de desespero, de ódio e de tristeza, porque não é esse o objetivo da sua função. Se escapulirem algumas vezes, sons não afeitos à moral dignificada, não os repitas, pois a correção é serviço do aprendizado. E se a tua inteligência já alcançou a compreensão de onde procede a palavra, levanta uma tenda de trabalhos na grande área da mente e escreve em letras garrafais no seu portal: REFORMAM-SE IDEIAS…. Faze de modo que, quando elas saírem pelos sons articulados, em direção a alguém, ou em viagem ao espaço, lembrem o dono, sem envergonharem a grande família universal. Quem falou, falou na presença do Senhor!


Miramez






Nenhum comentário:

Postar um comentário