domingo, 13 de junho de 2021

Hammed - Livro Lucidez - A Luz que Acende na Alma - Francisco do Espírito Santo Neto - Cap. 24 - Desiderata




Hammed - Livro Lucidez - A Luz que Acende na Alma - Francisco do Espírito Santo Neto - Cap. 24


Desiderata


Pai, não permitas que sejamos verdugos que lancetam as pessoas, nem que sejamos criaturas nas mãos cruéis dos carrascos.

Senhor da Vida, muitas vezes nos fazemos de sofredores, exibindo nosso suposto padecimento para atrair a piedade ou mesmo a admiração de nossos semelhantes. Vestimo-nos à maneira de pobres ovelhas, dissimulando as feições de lobos astutos. Fazemo-nos de mártires para continuar sendo acusadores.

A vítima adora ser protagonista nas histórias alheias, e assim acaba não ocupando o papel principal na sua própria vida.

Juiz Celeste, reconhecemos que o vitimismo é um reservatório de sentimentos negativos. Dele surge a tendência para culparmos o mundo e as criaturas (pai, mãe, cônjuges, irmãos, enfim, a sociedade) e para fazermos deles os responsáveis pelas nossas próprias mazelas.

“Entidade maligna” de mil faces, o vitimismo é o artífice principal da distorção dos fatos verdadeiros.
Ele tem como mãe a carência, mas tem a agilidade de colocar diante dos olhos uma lente escura e opaca que impede de se ver as cores da realidade.

Meu Deus! Ajuda-nos a valorizar o lado positivo das coisas, entendendo a negatividade ainda existente na maioria dos seres, não os acusando antes de olhar para nós mesmos.

Não nos deixes ser atingidos pela ilusão do prestígio e do poder, nem nos desesperar diante dos fracassos. Os que caíram nas teias da autopiedade vão caminhando, arrastando o coche de seus lamentos e frustrações quase sempre imaginários, provocando no próximo, enfado, aversão e aborrecimento. Isso é muito penoso quando sabemos que, na realidade, tudo o que a vítima quer é exatamente o contrário: ganhar carinho, apreço e atenção.

Ó Deus! Livra-nos do sentimentalismo extremado e das cegueiras íntimas que nos destroem a autocrítica, o discernimento e a capacidade de ponderar com racionalidade os fatos e acontecimentos.

O complexo de vítima produz a postura de mártir sofredor – é uma das mais ardilosas e devastadoras patologias psicológicas. Deste complexo provém a impressão sempre equivocada e alienada de que não precisamos jamais mudar. Os outros sempre é que estão errados.

Poder do Universo, se nos for permitida a felicidade, não consintas que olvidemos o bom senso e a intuição; se nos for outorgada, a prosperidade, não permitas que percamos a prudência e a precaução, conservando assim autonomia – capacidade de se autogovernar.

Quando nos machuquem com opressão, maus-tratos e arbitrariedades, não nos deixes sofrer e sucumbir em consequência do vício do vitimismo. Ao contrário, faze com que levantemos a própria alma com a força da estima e do respeito que cada um de nós deverá ter por si próprio.

E, finalmente, Pai Amado, se nós te esquecermos nos momentos de desenganos e ingratidão, rogamos, Senhor, que nos faças lembrar imediatamente de Ti!


Hammed








*Desiderata – plural latino de desideratum, que é aquilo que se deseja, aspiração, desiderato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário