Allan Kardec - O Livro dos Espíritos - Questão 932
Felicidade e infelicidade relativas
932. Por que, neste mundo, os maus exercem geralmente influência maior influência sobre os bons?
“Pela fraqueza dos bons. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. Estes, quando quiserem, preponderarão.”
O Livro dos Espíritos comentado pelo Espírito Miramez
Questão 932 comentada
A maior influência dos maus se dá por causa da ignorância das próprias almas que nela estagiam. No entanto, a paciência de Deus não se esgota e o trabalho de Jesus não pára, no sentido de educar todas as criaturas e instruí-las.
Esse exercício é demorado, mas se faz. Numerosas falanges de Espírito, sob a direção de Jesus Cristo, trabalham junto aos homens no sentido de amanhar os corações empedernidos no mal. "Esses homens não são maus", disse Jesus; "mas, ignoram a verdade que liberta".
As sementes do bem já foram lançadas no campo dos corações; basta esperar que elas germinem, e disso o Senhor tem certeza. Compete ao homem já entendido ajudar na obra do bem, e o Espiritismo veio ao mundo para ajudar no grande fenômeno do século, o de colocar em ordem a casa terrestre, ensinando a todos a amar, mas com aquele amor que não troca nem vende suas mais ricas possibilidades, onde se pode mostrar a caridade. O mal, pode-se dizer, na altura da compreensão mais elevada, não existe; somente o que tem vida eterna é o bem, o equilíbrio, a harmonia universal.
Se desejas melhorar, pensa em Jesus, fala com Jesus, anda com Jesus, trabalha com Jesus, mas, acima de tudo, vive os preceitos do Mestre, como Ele viveu. Desta forma, conhecerás a verdade, conhecendo a ti mesmo.
Se a própria matéria se transforma, o Espírito que se encontra além deve se transformar sempre para melhor, em todas as direções do entendimento, do amor e da sabedoria. Se queres buscar no futuro a felicidade, conquista-a dia a dia, passo a passo, porque ela é aquisição de milênios de esforços.
Os maus são intrigantes, violentos, caluniadores e encontram prazer em todas as paixões inferiores. Eles são impacientes e não gostam da verdade. Os bons fazem-se notar por muito se amarem uns aos outros, mesmo àqueles que os ofendem s caluniam.
O mundo deve passar para outro grau de elevação, desconhecendo o mal e somente se interessando pelo bem, quais os mundos elevados que giram no universo de Deus, Devemos esperar, pois o planeia deverá receber esse prêmio das mãos de Jesus, vindo de Deus, ao passar dos bilhões de anos que, para a eternidade, são poucos dias.
Todos os trabalhadores do bem comum estão sendo convocados. Os clarins tocam em todos os quadrantes da Terra, e quem tem ouvidos para ouvir que os ouça, quem tem entendimento para entender que os entenda. É Jesus voltando para a seleção dos valores, de modo que quem herdar a Terra, ficará nela, enquanto os demais passarão a outra escola de Deus, para aprender o que não conseguiram nesta mansão de vida. Na verdade, a maior quantidade deverá sair para outra estância de vida, onde serão direcionados pela sintonia dos sentimentos.
E quando acabou de falar, disse a Simão:
Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. (Lucas, 5:4)
O Mestre tomou Pedro como símbolo da pesca de homens, bem como de todos os discípulos e aqueles que desejam acompanhar o Mestre, alertando as almas de que no fim dos tempos maus seria separado o joio do trigo, os bons dos maus. É o que o povo deveria entender, e muitos já o fizeram, lançando redes em todos os oceanos das nações para pescar almas. E esse alerta continua. Mesmo faltando pouco tempo, ainda podes cientificar-te da necessidade de retificar o coração, conquistando valores morais, apegando-te ao amor e fazendo da caridade o meio de salvação do próprio ambiente onde moras, e nele permanecendo, porque este mundo será o paraíso, depois que os homens aceitarem o Cristo como guia e Seus ensinamentos como roteiro de vida.
Miramez
Nenhum comentário:
Postar um comentário