Bezerra de Menezes - Livro Compromisso com a Vida - Divaldo P. Franco - Cap. 1
Incomparável Mestre
Filhos da alma:
Abençoe-nos Jesus, o Mestre Incomparável de nossas vidas.
A grande vitória dos mártires alcançava o patamar da liberdade, no entanto, pode-se assinalar que, naquele momento, iniciavam-se também as grandes dificuldades para a vivência do Evangelho pulcro do Incomparável Mestre.
Lentamente, porém, a doutrina dos perseguidos converteu-se na política ingrata dos perseguidores.
Os velhos santuários dedicados aos deuses aformosearam-se para transformar-se em catedrais, em homenagem Àquele que não tinha uma pedra para reclinar a cabeça, embora as aves dos céus tivessem seus ninhos e as feras os seus covis.
A seguir, a doutrina de amor uniu-se ao temporário poder da arbitrária política terrestre, sentando-se no trono dos governantes insensatos e perversos...
Logo surgiram as dissensões, asfixiadas a ferro e fogo, consideradas heresias que deveriam ser caladas a qualquer preço.
Com Martinho Lutero renasceu a esperança do Evangelho desvelado, sem a imposição teológica dos seus intérpretes apaixonados e fanáticos.
Era o primeiro grande passo para que chegasse o Espiritismo, e arrebentasse o silêncio aparente das sepulturas, propiciando aos imortais cantar o hino glorioso da perpetuidade da vida, exaltando o amor, a caridade e tentando restaurar a beleza inconfundível das palavras de Jesus.
Não faltaram perseguições e apodos, cárceres e fogueiras da maldade, para que hoje os espíritas de grande parte do mundo possam cantar a liberdade que tem conquistado, passo-a-passo, com lágrimas, com dores acerbas ante as incompreensões indescritíveis, testemunhando a excelência da fé...
Por certo, filhos amados, muitos de vós pertencestes àquela grei, que, ao lado de Constantino, abriram a porta da tolerância a Jesus no grandioso império.
Conseguis, agora, repetir a grande façanha do Evangelho, na sua visão libertadora, graças ao Espiritismo sendo tolerado em diferentes partes do orbe.
No entanto, se isto significa vitória, como sem dúvida o é, também representa um grande perigo que pode transformar-se em dominação de consciências, em atitudes arbitrárias, em governança enganadora.
Tende tento !
Mantende-vos unidos, unificados ao ideal da Verdade.
Conservai-vos coesos e fiéis à Codificação.
Mantende a tolerância sem conservardes a conivência.
Trabalhai pela divulgação da Verdade, sem conúbios com os interesses das vitórias do mundo.
Sede solidários a tudo e com todos, sem aceitardes as imposições do erro, do crime, do disfarce, negando a Presença de Jesus.
Estamos construindo para o futuro.
Aqueles que vos precedemos, tornando-nos Espíritos-espíritas, caminhamos convosco neste difícil ministério.
Não ignoramos as dificuldades que vos assinalam a marcha, percebemos as interferências infelizes do passado pessoal e dos inimigos do bem.
Não vos esqueçais, porém, da vigilância, da oração.
Cristo vela e comanda a barca terrestre, na condição de nauta sublime, e conta convosco, como colaboradores, para que a mensagem de amor e paz, de sabedoria e de libertação, não seja confundida com os ouropéis mentirosos do mundo, nem com as vanglórias que se diluem ao Sol da Verdade na alegria do amanhecer....
Cada passo amplia as fronteiras do serviço, exigindo-vos mais dedicação e sacrifício.
Uni-vos, amai-vos, ajudai-vos !
Estes dias de luz assinalam a Era da perene claridade para todo o mundo.
Ide, pois, filhos do coração, levando Jesus ao mundo e sendo felizes, mesmo quando incompreendidos, malsinados ou sofridos, porque o Reino de Deus não é deste mundo e para conquista-lo é necessário que vençais o mundo bem como às suas paixões.
Esta é a nossa mensagem em nome dos mentores das diferentes pátrias aqui reunidas, utilizando-se do humílimo servidor paternal e amigo de sempre,
Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário