Hammed - Livro A Busca do Melhor - Francisco do Espírito Santo Neto - Cap. 24
Nada é permanente
“ ... Oh! È uma pungente angústia essa! Mas que pode melhor, nessas circunstâncias, revelar a coragem moral que o conhecimento das causas do mal e a certeza de que se há extrema aflição, não há desesperos eternos, porque Deus não pode querer que a sua criatura sofra sempre? ... (O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 14 - item 09)
Nada é permanente: podemos começar agora e refazermos tudo o que fizemos, dando um novo final às nossas vidas.
Se formos flexíveis, voltaremos atrás com facilidade, pois não devemos ter nenhum “pacto imutável” com o erro, nem ficar ruminando equívocos do ontem pensando e repensando em algo que não executamos bem.
Não deixemos que os deslizes e equívocos do passado tenham controle sobre nós.
Não precisamos de uma autorização dos nossos desacertos para viver bem agora. Façamos as pazes com o nosso passado, ou então vamos passar longo tempo de nossa vida nos martirizando.
O passado não existe mais, e o futuro ainda vai existir; então, comecemos a viver em a partir de AGORA.
Tudo está em constante transformação. A impermanência faz parte de nossa condição humana, e o mundo em que vivemos também sofre contínuas mutações; portanto, o apego a algo ou alguém representa a ilusão da criatura pretensiosa, que acredita deter a marcha dos acontecimentos e tudo reter.
Quando compreendemos o significado da impermanência, percebemos que as coisas mudam o tempo todo e que nada é permanente: pais, cônjuges e filhos assumem novos papéis no quadro da família em reencarnações porvindouras; laços de afeto se renovam; e patrimônios trocam de mãos.
Ninguém se livra de perdas e partidas; assim como a alegria, nenhuma amargura será eterna.
Aqueles que aderiram a um novo modo de viver baseado na rigidez do homem foram de certa forma malsucedidos em suas realizações pessoais e espirituais. No entanto, aqueles que optaram pela evolução, pela transformação e pelo desenvolvimento tiveram mais sucesso como seres humanos.
Nossa existência não é formada de modo rígido, considerando apenas as experiências do ontem; ela é constituída, sobretudo, nas livres escolhas do momento presente.
Hammed
Nenhum comentário:
Postar um comentário