domingo, 6 de setembro de 2020

Miramez - Livro Cura-te a ti mesmo - João Nunes Maia - Pág. 13 - Amor - Cura-te a ti mesmo



Miramez - Livro Cura-te a ti mesmo - João Nunes Maia - Pág. 13


Amor

Cura-te a ti mesmo


A cura da alma depende das reformas que se processam na sua intimidade, sem que falte o amor, razão de vida capaz de alicerçar as colunas da felicidade. Todos os sofrimentos vistos como tal nascem da ignorância. O afeto é virtude divina, que comanda o ambiente da harmonia, de onde desaparecem os contrários da alegria, distribuindo a paz interior.

O homem que começa a despertar os valores transcendentais da vida passa a nascer de novo, encontrando novo mundo, onde pode encontrar as portas que dão acesso a felicidade; compreende-se daí que não há tranquilidade de consciência sem harmonia no coração.

A cura do corpo, senão da alma, vem somente do doente, e pelas transformações de que ele próprio se fez consciente; e as forças invisíveis não lhe faltarão, ajudando-o a instalar o céu nos pontos sensíveis da vida.

Precisamos, pois, mais de afeição de uns para com os outros, do que mesmo de alimento para o corpo, notadamente.

Somos artífices da saúde e da paz, quando buscamos o que a natureza nos oferta. As leis de Deus são imutáveis, e todas elas vibram em conexão com o amor, que compreendemos ser o hálito do Senhor, dando vida e alimentando vidas em todos os departamentos da criação. Tomamos a falar que a nossa cura depende de nós, com a presença mais visível de Deus na consciência, estabelecendo, assim, plena harmonia em todos os corpos, que nos ajudam a crescer.

Por que não fazemos amizade com tudo o que vemos, tocamos e sentimos? Daí é que nasce uma fervorosa fonte de simpatia, entrelaçando-se com as forças universais, que o amor comanda. Nos somos os médicos de nos mesmos. Jesus não se esqueceu de dizer para a humanidade que o céu está dentro de cada um, dependendo dos seus esforços para despertar esses valores e transformá-los em dons, para que a vida se multiplique, expressando o amor, em eterna doação, sem qualquer exigência.

Estuda a natureza com atenção, e encontrarás os caminhos para a verdadeira paz na mente, de modo a vive feliz, por saber viver com Deus e Cristo por dentro. A Doutrina Espírita, inspirada na vida do Mestre, é capaz de nos ajudar a compreender a vida, ensinando-nos como se respira o amor.

Podes exercitar o amor onde estiveres e com quem estiveres, mas aquele amor que nos ensina o desprendimento, aquele que somente ajuda, que somente dá, que somente alegra, que somente beneficia.

A nossa cura é, pois, demorada, mas, permanece para sempre, porque se fundamenta na profundidade do afeto divino. Enquanto procuramos a cura dos males somente na condição física, permaneceremos enfermos até despertarmos para a luz do Espírito.

A humanidade se encontra distante da felicidade, por não ter conhecimento dela própria; prefere as coisas do mundo, esquecendo as de Deus. Procuremos entender o que é caridade, e busquemos praticá-la, consubstanciando-a no Evangelho do Cristo, para que Ele passe a habitar em nós, para sermos motivo de glória e canais permanentes do amor.

O “cura-te a ti mesmo” ensina que somente podes processar essa cura amando, sob a inspiração do Cristo.


Miramez





Fonte: Cura-te a ti mesmo -pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário