Marco Prisco - Livro Diretrizes para uma Vida Feliz - Divaldo P. Franco - Cap. 36
Seja você mesmo
Não há metas inatingíveis para quem se empenha com ardor na conquista dos objetivos a que se dedica.
Passo-a-passo, ganham-se distâncias.
Letra-a-letra, escrevem-se obras de grande magnitude.
Nota-a-nota, são compostas sinfonias que trazem as belezas dos céus.
Se você pretende tornar-se um bosque e não o consegue, alegre-se por ser uma árvore sobranceira, rica de lenho, de copa, de flores e de frutos.
Se você anela por atingir a imponência de uma montanha e não logra, contente-se em ser uma pedra de piso ou de alicerce, ou de edificação segura.
Se você pensa em ser um jardim aromatizado e não materializa o desejo, faça-se humilde e perfumada violeta a exalar essência discretamente.
Se você planeja ser uma ponta de alta responsabilidade entre penhascos e não poderá sê-lo, transforme-se em pinguela preciosa sobre área pantanosa.
Se você ambiciona ser um rio caudaloso para atender largos tratos de terra e receia que jamais lobrigará o êxito, transforme-se em um copo com água fria que dessedente alguém em sofreguidão.
Se você pensa em alcançar ou tornar-se uma estrela, mas não dispõe de meios para tanto, espalhe sua luz na sombra, na condição de lamparina humilde e valiosa.
Se você anseia por salvar vidas, na posição de herói da humanidade e isto lhe parece tardar, salve-se a você mesmo, insculpindo o amor na alma e irradiando ternura por onde passe.
Se você quer alcançar a perfeição que se lhe apresenta remota, exercite o equilíbrio e avance com paciência, cada hora, todo dia, vencendo etapa-a-etapa, o caminho desafiador.
Com certeza, você não conseguirá convencer o mundo quanto à grandeza do seu ideal.
Mas essas recompensas não são importantes.
Valioso será seu autoencontro, a conquista do seu continente íntimo.
Seja você mesmo, na sua mais alta expressão, contribuindo de maneira excepcional para o amor e para a harmonia.
Marco Prisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário