Miramez - Livro Horizontes da Vida - João Nunes Maia - Cap. 11
Novos princípios para novas atitudes
A vida reta pede que estabeleçamos princípios dignificados, onde o amor seja a fonte de todos os impulsos e onde a coordenadora seja a caridade. Bem-aventurados os que entendem e fazem sentir esse dever de aprimoramento moral em toda a sua vida, e neste ensejo a esperança se manifesta dentro das irradiações da fraternidade pura, que não exige e que não especula.
Devemos acostumar a consultar todos os dias a própria consciência, verificando se ela tem alguma reclamação a fazer do que acontece nas lides da alma. A sensibilidade consciencial sabe avaliar o que devemos fazer para a própria paz. "O Livro dos Espíritos" nos afirma que "o Espírito puro tem uma consciência imperturbável em quaisquer circunstâncias". Portanto, devemos começar esse trabalho dentro de nós, passando a entender e descobrir as nossas obrigações para conosco mesmo. Meditemos sobre Deus, nas horas que nos cabe pensar na Divindade, que muita coisa de que precisamos virá por acréscimo de misericórdia, nos ajudando a desenvolver a nossa capacidade de entendimento. O Senhor nos deu todas as faculdades para recolhermos conscientemente a Sua sabedoria e dela fazermos uso na cocriação, passando a sermos filhos obedientes no amparo aos que se encontram na retaguarda, porque os nossos irmãos da dianteira nos ajudam sempre. A vida se constitui de trocas de valores incessantemente, trocas que se processam pela força do amor. Devanear sobre as leis é buscá-las para mais perto de nós e respeitá-las nas suas ações, porque todo aquele que obedece às leis de Deus é sempre feliz. A gratidão ao Supremo Mandatário do Universo estabeleceu roteiros para toda a criação, de sorte que, cada um, ou cada coisa, recebe somente o que merece na pauta do seu alcance espiritual.
Quem começa a pensar o que é, descobre de onde veio e para onde vai. A sequência das vidas sucessivas entregar-nos-á todos os valores que nos destinamos a receber, pela via do esforço próprio, capacitando os sentimentos a receber o melhor, em todo o despertamento que nos convém. Esse labor consiste em estabelecer princípios diante dos horizontes que a vida nos aponta todos os dias.
O estudante que verdadeiramente busca a verdade sempre a recebe, por lei de justiça; quem não busca não pode achar, a quem não bate, a porta não se abrirá para ele; quem não pede, como receber? São os fundamentos da lei de Deus. Em tudo com que queres ser agraciado, deves dar os primeiros passos, que o resto a bondade divina inteirar-te-á, em complemento onde não falta a verdade. Deves consultar-te a ti mesmo sempre, para verificares o que falta e quais as providências a serem tomadas pela tua razão; não descuides dos teus deveres, que o trabalho de Deus já foi feito, esperando a tua parte.
O mundo atual se encontra cheio de convites inferiores, no entanto, ele também se encontra repleto de chamamentos superiores. Mensagens e mais mensagens do mundo da verdade descem sobre a Terra em busca dos homens de boa vontade, livros e mais livros fundamentados no amor e na caridade aparecem a quem busca, para lhe entregar os convites de Deus, pelas vias do Cristo. Basta um pouco de boa vontade para recebê-los, estudá-los e entrar na faixa dos conceitos de luz. É, pois, o mesmo Jesus de volta, em feição diferente, porém, com o mesmo ideal de despertar os seres humanos para a libertação espiritual. O Mestre nunca esquece o rebanho que Deus Lhe entregou e está sempre presente na atmosfera da Terra, pelos Seus inúmeros recursos.
Se desejas encontrar Jesus, Ele está à sua frente, com os braços abertos, te convidando para as lutas, que devem se processar na tua intimidade, buscando e estabelecendo novos princípios para as tuas novas atitudes. E com esse alvorecer, os horizontes da tua vida multiplicar-se-ão, oferecendo novas vidas, e por vezes novos mundos, como moradias de luz.
Miramez
Fonte: Horizontes da Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário