quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Miramez - Livro Horizontes da Vida - João Nunes Maia - Cap. 3 - A Oração é o Caminho




Miramez - Livro Horizontes da Vida - João Nunes Maia - Cap. 3


A Oração é o Caminho


Todas as religiões valorizam a oração nos seus aspectos valiosos de elevar a alma acima da vida que leva, respirando mais além, na sustentação da sua vida em Deus. A prece nos coloca na predisposição do florescimento espiritual, capacitando-nos de modo a entender as bênçãos de Deus e usá-las no conforto do coração.

Assim como existem o sol e a chuva, e os alimentos em benefício da humanidade, a oração é como o recurso da alma cansada e oprimida, que pode e deve buscar socorro, súplica essa que aumenta a esperança no porvir.

A criança ora pelo choro, ao nascer; o jovem ora pelo esforço que faz no aprendizado, o velho ora na dor, e o moribundo ora ao passar pela porta estreita da morte. A vida é, pois, um cântico eterno na eternidade de Deus. Os minerais, os animais, as plantas, enfim, todos têm suas modalidades de orar ao Criador, dentro dos seus padrões de vida e de escala de ascensão. Os astros oram nos bailados celestiais, que se correspondem na sua linguagem; tudo se comunica, e o Senhor conhece todas as falas, em todos os níveis. E o amor, nas suas variadas faixas!

O homem precisa aprender a orar no que tange à vida imortal. A prece verdadeira para a alma é aquela que nasce dos pensamentos puros, que verte dos lábios onde não haja desarmonia. A vida pode ser um cântico de orações permanentes Àquele que tudo fez. Isso é um horizonte da vida, em aspectos diferenciados, que o mundo espiritual entende, e sempre nos dá respostas, no nosso entendimento.

A Oração é o alimento do Espírito, quando feita com amor. Evidencia-se daí que precisamos orar todos os dias, colocando a nossa vida em plena sintonia com a vida do Criador. Não podemos entender por oração somente palavras saídas dos lábios; é a vida que levamos. Peçamos a Deus pelas nossas disposições, pois os atos falam mais alto do que as próprias palavras.

Se o homem vibra em ódio por alguém, é semente lançada que deve ser devolvida à natureza com a mesma vibração. Se ofende às criaturas, está plantando o germe destas ações, que se tornarão em ações da mesma espécie. Se espalha a tristeza por onde anda, certamente que a melancolia perseguirá o seu coração por onde quer que seja. Essa é a justiça de Deus pelas linhas da natureza, em forma de leis.

O Evangelho nos manda orar por aqueles que nos perseguem e nos caluniam, para que não entremos com eles na mesma faixa das inferioridades. Acentuemos as nossas vidas no padrão de vida de Cristo, procuremos nos esforçar em todos os rumos, para conhecermos a nós mesmos, e não alimentemos as paixões inferiores, pois elas nos fazem sofrer, por serem sementes do mal, que lançamos ao solo alheio.

"Quando orares", disse Jesus, "entra no teu aposento e ora ao teu Pai em secreto". Fecha-te no teu aposento interior e fala a Deus pelo exemplo dignificante, sem o barulho das palavras vazias, ora com a vida em Cristo, onde mora Deus, libertando-te o coração. A própria dor é uma prece que a alma encarnada faz com o organismo em depressão, para que possa ajudar a si mesmo. A súplica é força de Deus no centro da nossa vida. Orar é entender que existe alguém acima de nós, como Pai e Mãe de todas as criaturas. Vamos orar!

Procuremos entender as coisas e as nossas próprias necessidades, procuremos conhecer nossos deveres para com a vida, que a vida nos responderá na altura da nossa carência de vida.

São horizontes de vida, que mostram ao sofredor um mundo novo cheio de esperanças.


Miramez





VÍDEO: 

Horizontes da Vida - Cap. 41 – A Oração é o Caminho
CEIA - Irmã Anastácia



Estudo continuado com Augusto Bossoni (C.E.I.A.), da obra Horizontes da Vida, de MIRAMEZ / João Nunes Maia (Editora: Fonte Viva). Propostas de uma nova vida, à luz da razão e do equilíbrio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário