Agastamento
Inquietas-te ante as perturbações que se generalizam.
Irritas-te diante de pessoas impertinentes ou acontecimentos desgastantes.
Afliges-te, considerando problemas que te chegam, solicitando serenidade.
Perturbas-te, quando não aceitam as tuas propostas, embora trabalhadas com boa intenção.
Desequilibras-te, quando os fatos não sucedem de acordo com os teus critérios.
Experimentas mal-estar, enfrentando situações imprevisíveis, desagradáveis.
Outras manifestações de distonia emocional se expressam amiúde, na tua luta cotidiana, ferindo-te os sentimentos e fazendo-te agasalhar desnecessários agastamentos.
O agastamento é um estado doentio que conduz à cólera, terminando por engendrar patologias de ódio, que produzem enfermidades de alto porte com perspectivas de difícil recuperação.
Cuida-te em preservar a tua paz íntima.
Não te deixes intoxicar pelos vapores mórbidos do melindre, que é o iniciador dos estados de perturbação.
Se te não sentes compreendido, mesmo que estejas com a razão, aproveita para ensinar, pelo exemplo, a tolerância e a fraternidade.
Se defrontas óbices e abismos morais ou físicos no teu pelejar, na busca do progresso, medita e valoriza a oportunidade, aceitando o desafio mediante cujo esforço adquirirás experiência e sabedoria para futuros cometimentos libertadores.
Se reina a má vontade em volta dos teus passos, seja este o teu momento de doar simpatia e estabelecer linhas de bondade.
Se ocorrem insucessos nos teus tentames de realização, não te arrebentes sob a virose da cólera; antes repete o expediente aprimorado pela lição que não pôde resultar positiva.
Sempre poderá resguardar-te do agastamento, que ceifa ideais, desarmoniza corações e mentes que abraçam os nobres serviços da humanidade.
Agasta-se o homem na família, por motivos nenhuns; no trabalho, vitimado pela insatisfação; na rua, em face da perturbação geral; no momento do recreio, que não logra fruir até a exaustão, e, lentamente, faz-se pessimista, irritadiço, aprimorando uma óptica negativa, mediante a qual tudo vê sob as torpes angulações do próprio desequilíbrio.
Podes superar essas injunções propiciadoras do agastamento.
Exercita-te na bondade e cultiva a esperança no convívio fraternal, dando mais do que recebendo.
Com essa atitude positiva ante a vida, estarás realizando uma contínua psicoterapia preventiva que te imunizará contra muitos males de ordem íntima, geradores de tormentos e enfermidades ainda não diagnosticadas.
Jesus, que nunca se agastava, até hoje nos espera paciente e confiante, propiciando-nos as experiências da luta, mediante as quais nos identificaremos com Ele em clima de amor para com todas as criaturas e de paz para com nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário