quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Chico Xavier - Livro Chico Xavier com Você - Carlos A. Baccelli - Pág. 28 - As Lições de Chico Xavier




Chico Xavier - Livro Chico Xavier com Você - Carlos A. Baccelli - Pág. 28


As Lições de Chico Xavier



ACONTECEU COM CHICO XAVIER
Informação Revista Espírita - Agosto de 2004 - Ano XXVIII N 334 - Pág. 5 - Série aconteceu com...

Como sempre, estava o grupo de Chico reunido para o habitual culto do Evangelho ao ar livre. Após a prece inicial, o Evangelho nos ofertou um trecho do Cap. X: "Bem aventurados aqueles que são misericordiosos". 

Embora um tanto abatido, Chico pede para falar. Ele faz questão de frisar que está interpretando o pensamento de Emmanuel. Principia por dizer que qualquer pessoa, para obter um certificado de competência na escola, leva 10, 15, 20 anos... "Cada um de nós vem à Terra para aprender, aprender a amar... Não viemos para aprender a ser amados, mas sim, a amar. Na ciência do amor, o perdão com a misericórdia tem os lugares mais importantes... Viemos para a Terra com os nossos débitos e com as nossas qualidades. A primeira oficina para o aprendizado da misericórdia é o lar com a família. Dentro da casa ou no campo de consanguinidade, encontramos as ocasiões mais excepcionais para o exercício do verdadeiro perdão (...) esquecimento do mal de maneira mais autêntica."

"Consultemos o nosso coração se já sabemos receber uma palavra mais alta, se nos comportamos dentro da casa como junto às autoridades... Temos tanto que aprender no relacionamento com os pais, tios, irmãos... Perdão é matéria para todo dia, para toda hora."

"Veio para nós também uma época do perdão consciente; conhecendo o mal, mas sabendo que o mal existe dentro de nós. Ao mal que alguém nos haja feito, vamos ver se somos capazes de silenciar e perdoar de coração. Perdoar os erros de um esposo, de uma esposa, perdoar os erros de um pai, de determinada mãezinha."

Destacando a necessidade de combater o amor próprio e que não estamos em família para exercer o ressentimento, ainda considera Emmanuel, através do nosso Chico:

"Vamos pedir a Deus que nos ajude a perdoar dentro de casa, porque quem não vê os defeitos, tem mais facilidade para reencontrar os caminhos iluminados do amanhã."

O Chico, agora para encerrar, conta: "Em Pedro Leopoldo, fomos procurados por uma senhora sofredora que era casada há 18 anos... Tinha lições difíceis para dar; seu esposo e seus dois filhos eram complicados; era obrigada a pensar em perdão, bondade e em compaixão muitas vezes por dia."

"Ela pedia a Emmanuel uma orientação. Ele respondeu que ela deveria continuar perdoando sempre. Ela replicou que já estava cansada, doente, ao que o nosso benfeitor redarguiu lembrando que existiam milhões de pessoas no mundo, cansadas e doentes também... Emmanuel recordou o que disse Jesus a Pedro: - Perdoarás setenta vezes sete. Aquela irmã respondeu, então: "Olha, meu caro amigo, eu já fiz as contas e eu já ultrapassei em 18 anos, o número quatrocentos e noventa..."

"Depois de uma breve pausa, Emmanuel lhe falou, por fim: - Mas você se esqueceu de uma coisa: é perdoar setenta vezes sete CADA ofensa..." 

Embevecidos com o ensinamento e num clima de muita alegria, a reunião foi encerrada com uma prece.


Chico Xavier

Emmanuel



Nenhum comentário:

Postar um comentário