terça-feira, 18 de novembro de 2025

Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 31 - Ser sempre jovem



Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 31


Ser sempre jovem


O jovem está sempre na plenitude das forças, acudindo todas as necessidades com a esperança de viver, e é nessa fase que a mente mostra maior fulgor e sensibilidade sobremodo fecundante a gravar todos os anseios emocionais, forjados pelos sentimentos.

Eis o momento de escolher as sementes da verdade, enterrando-as no solo fértil do coração, para que a velhice não os pegue de surpresa com a realidade. Juventude é sinônimo de saúde, pois, é nesse estágio que o corpo, os órgãos estão na sua mais alta expressão de energismo, o qual circula sem impedimento por todos os rumos que a mente instintiva o determinar. Juventude é flor na sua mais esplendente aromatização de valores e é essa juventude que deve ser cuidada com os recursos ensinados e vividos por Nosso Senhor Jesus Cristo.

A primeira escola é o lar, seguindo-se, de acordo com as necessidades da alma, para as escolas e universidades, vindo depois, a própria vivência das criaturas no dia a dia.

A psicologia moderna entende que o jovem tem capacidade de discernir o que pode ou não fazer, desde que sua idade esteja de acordo com os ditames das leis civis. Os pais, quando ignoram a liberdade dos filhos no momento em que a natureza pede, ao invés de ampará-los, os prejudicam, porém, os jovens que desejam mostrar a educação assimilada e que são verdadeiramente espíritos em elevação, dominam o ambiente de agressão e passam a dominar pelo amor aqueles que eles escolheram como pais.

Estamos nos referindo, neste capítulo, à juventude permanente da alma, seja qual for a idade do corpo. A juventude é uma magia divina, alimentada pela alegria e sustentada pelo amor.

A carne, por lei natural, obedece a certas linhas que chamais de decadência física. Não obstante, a velhice pode ser dominada pela dinâmica espiritual, desde que os sentimentos se libertem da agressão, do ódio, do ciúme, do orgulho, do egoísmo, da vingança e da maledicência.

O homem jovem deve ser caridoso diante de todas as necessidades humanas; ajudar aos que o procuram, entretanto, antes de servir, entender com Jesus como ser mais útil às criaturas; perdoar aos ofensores, esquecendo as ofensas, sem esquecer de ajudá-los, quando as oportunidades surgirem e orar sempre por eles; amar, estudar o amor e procurar, pelos  meios possíveis, dinamizar o amor para que ele preencha o coração e esplenda no peito e na mente como um sol a iluminar o mundo interior.

Jovem, a vossa saúde depende de vós. Conservai a harmonia com a qual nascestes e avançai pelos caminhos que o vosso destino traçou, removendo impedimentos e desfazendo obstáculos, educando os sentimentos e disciplinando emoções, para que no amanhã não tenhais vergonha de vós mesmos, diante do espelho da vossa própria consciência. Se a dor vos acompanha, avançai assim mesmo, que ela vos mostrará com mais clareza os caminhos iluminados pelo Evangelho. Sede sempre jovem. Nunca vos deveis apegar à lamúria, pois ela empobrece os tecidos do vosso corpo com o magnetismo inferior e, mesmo que tenhais pouca idade, o vosso rosto demonstrará velhice e os vossos órgãos darão logo sinal de cansaço. Recusai a tristeza, substituindo-a pela alegria. Vamos pensar no Belo e a beleza nos invadirá o coração; vamos pensar na Saúde e a harmonia cantará em nosso mundo íntimo, por bondade e misericórdia de Deus.


Miramez







Fonte: Saúde-pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário