terça-feira, 30 de setembro de 2025

Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 27 - Ouvir e falar



Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 27


Ouvir e falar


Todo mestre o é, por excelência, por saber ouvir. Esse dom maravilhoso da audição tem uma engrenagem sutilíssima interligada na alma, pois é ela que ouve, decifrando o código de todos os sons no ritmo de todas as moléculas acionadas pela projeção da palavra.

Já analisastes a beleza do verbo, quando este executa as leis de Deus? Não deveis perder, meu irmão, o vosso precioso tempo em conversas vãs. Procurai todos os dias educar a palavra. Por toda parte, ouvireis coisas boas que vos agradam o coração; deveis repetir as frases e palavras, ornamentadas no valor moral; palavras de amor, de caridade; palavras cordiais e de bom senso. A própria vida ensinar-vos-á quais são as boas, aquelas de valores imortais e que vos deixam um saldo de tranqüilidade na consciência. A vivência é uma das escolas; os bons livros, os mestres. Consultai-os todos os dias como um alimento para a vossa alma.

Meu companheiro, para que aprendais a ouvir, é indispensável que eduqueis a fala; uma e outra coisa são forças paralelas conjugadas no espírito para que a vida se torne mais suave e a comunicação mais proveitosa.

A ciência nos mostra cinco tipos de papilas linguais, em íntima conexão com inúmeros filetes nervosos que permitem colher os sabores daquilo que se ingere, mas transmitem por uma variedade muito maior de pequenos centros de força, energia correspondente aos sentimentos dos que ouvem, àquilo que se pensa. A palavra é algo de físico que sai de quem fala para aquele que escuta, levando a marca do seu emissor.

Entretanto, se sois o ouvinte, estais usando igualmente um aparelho de muita importância encravado em vossa cabeça, vos facilitando perceber o que se passa em derredor. Os dois pavilhões auditivos são fenômenos da natureza incomparáveis. Além deles captarem o que se fala, colhendo todas as informações que com eles se afinam, a alma, por meio deles, tem recursos fabulosos usando da sua própria estrutura física para selecionar o que ouve e guardar somente os assuntos que interessam à evolução.

Se relaxais nessa educação que vos pode ser proveitosa, respondereis pela vossa displicência. O sábio sabe falar e é mestre em ouvir a quem quer que seja. Essas duas faculdades do corpo físico são de grande importância na vida das criaturas e o Evangelho de Jesus é o sublime compêndio onde podemos buscar a luz do entendimento e o discernimento necessário para vivermos em paz, juntamente com tudo e com todos.

A saúde pode entrar, também, pelos ouvidos e a boca é um instrumento de equilíbrio. Pela palavra, o Mestre curava os enfermos e restabelecia a harmonia onde havia carência de paz.

Verdadeiramente, a lei é esta: recebemos de acordo com o que doamos. Se trabalhamos na cura de enfermos e procuramos ajudar a preservar o bem-estar das criaturas, a justiça nos devolverá tudo aquilo que ofertamos, desde que tenha sido feito com amor.

Quando ouvimos palavras de baixo teor magnético e as deixamos penetrar pelos nossos canais auditivos sem que as selecionemos, sentindo prazer na visita da melodia inconveniente, é da lei que alteremos os nossos sentimentos em função do que ouvimos e passemos a ser influenciados por elas. Quem as transmitiu certamente é responsável por grande parte do que diz, entretanto, quem não cuidou da audição tem igual responsabilidade, por abrir a porta para os inimigos inconvenientes.

Passamos por todos os caminhos que nos são facultados para levarmos os estudiosos do Evangelho à educação espiritual; somente ela nos leva à verdadeira paz de consciência.

Falar e ouvir são duas metas da luz que devem brilhar no coração da alma, para que outras diretrizes se abram na libertação definitiva do espírito.

Deveis pensar muito no trabalho que deve ser feito pela boca e pelos ouvidos, porque a língua e a audição, se forem usadas como a lei natural de Deus, nos ensina a todos, serão para nós um celeiro de luz para um futuro de paz.

Procuremos, pois, saber ouvir e falar com Jesus. 


Miramez










Fonte: Saúde-pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário