terça-feira, 2 de setembro de 2025

Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 32 - Nunca agastar-se

 

Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 32


Nunca agastar-se


O aborrecimento é falta de tranqüilidade de consciência. O sábio jamais se agasta com alguém e o santo não se irrita com os desencontros das idéias, mesmo que elas sejam nascidas da sua inteligência. Atormentar-vos com certos contratempos é desalojar alguns traços da vossa paz e desprevenir o coração dos sentimentos de amor. O contentamento elevado é tão bom, que o seu hábito nos leva a grandes esperanças e, quando nos esquecemos da vigilância, a alegria desaparece e passamos a sofrer os duros golpes da nossa ignorância. A saúde, antes vigorosa, começa a dar sinal de perigo por faltar harmonia no concerto da vida.

A vida é uma sinfonia universal, que canta a presença de Deus. E o amor é Deus mesmo, cantando a Sua glória. Por que agastar-se? Os grandes homens da história têm as virtudes desabrochadas nas linhas das suas próprias vidas.

Quando falta alguma dessas virtudes ao homem comum, ele sofre as conseqüências daquilo que não aprendeu a viver. É na análise de muitas experiências que observamos a falta do Cristo nos corações. O Seu Evangelho nos facilita o aprendizado mais correto dos valores imortais das leis naturais de Deus. Conhecer o Cristo é conhecer a vida; é ser feliz onde foi chamado a viver.

Jesus, comandando os nossos sentimentos, não nos deixa contrariados com simples fatos que não se acomodam bem nos nossos planos, nem com grandes acontecimentos que não esperávamos. O Evangelho estabelece para os nossos roteiros uma conduta altamente feliz, sem a opressão tão conhecida nos meios humanos. Ele possui alto teor expositivo das qualidades divinas, as quais nos apresentam como tesouros dos céus em favor dos homens encarnados e desencarnados.

Todos somos herdeiros da Divindade Maior.

É justo que busqueis a saúde, pérola de luz que todos anseiam e caminho para a felicidade. Para que possamos valorizar a saúde, necessário se faz a visita da enfermidade. A dor, somente a dor, nos faz compreender as leis que regulam a harmonia de todos os corpos que servem à alma. E, para tanto, devemos nos esforçar, em todos os rumos do saber. A saúde não surge só de uma fonte. E um conjunto de atitudes, de regras a que devemos obedecer e a nos acostumar. A princípio, vem-nos como disciplina, depois, na ordem educativa e, mais tarde, como dever.

O tempo mostrar-nos-á uma sensação de bem-estar em obedecer às leis naturais, objetivando a nossa felicidade. E nunca mais nos enfureceremos com nada, porque a consciência tranqüila não permite que sejamos tomados pela indisposição.

O aborrecimento empobrece o sangue e irrita os nervos, dificulta a respiração e acumula no fígado e no baço, energias gastas, que dali passam como alimento malfeitor para vários pontos de responsabilidade do campo somático, isso tudo causado por uma simples invigilância, por se manter o impulso do orgulho ou da vaidade, do egoísmo ou do ciúme.

Fujamos, pois, da provocação, da maledicência, para não cairmos nas tentações do agastamento, desprezando o tempo que Deus nos concedeu para vivermos na fraternidade.

Quem se melindra ao ser ferido em seu orgulho, ou quando expostos os seus defeitos, não quer renovar-se: fala das reformas internas, mas procura viver nas teorias; faz apologia dos valores grandiosos da educação, mas monta no cavalo da indisciplina; convida os companheiros para o banquete de luz e vai, às escondidas, alimentar-se das trevas.

Quem já aprendeu a virtude de nunca agastar-se começou a ser feliz e a possuir saúde.


Miramez









Fonte: Saúde-pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário