terça-feira, 15 de abril de 2025

Hammed - Livro A Busca do Melhor - Francisco do Espírito Santo Neto - Cap. 2 - Autorrevelação



Hammed - Livro A Busca do Melhor - Francisco do Espírito Santo Neto - Cap. 2


Autorrevelação


“Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas sim aquilo que, impropriamente, lhe sai do coração.” (Mateus, 15:11)


Podemos ser velas iluminando a estrada um do outro se aspirarmos não apenas à união externa, mas também à interna. É necessário que tenhamos comunicações abertas e honestas; antes de tudo, devemos abrir o coração aos nossos afetos e jamais esconder segredos ou mistérios a nosso respeito.

Quando transcendemos nossos medos, percebemos o que deveria ser dito e, a partir daí, nossa comunicação efetiva se faz presente, em nível de alma, e não só em nível periférico.

Não devemos nos importar com o que as pessoas pensam e falam, nem fazer consenso de opiniões, mas sim olhar para dentro de nós mesmos e seguir nosso caminho. A maioria das pessoas é tão incoerente que é impossível atender a suas exigências e solicitações; satisfazê-las é tarefa quase inconcebível.

Abramos o peito e façamos o que nosso coração achar correto, pois, de qualquer maneira, seremos questionados.

A autorrevelação, no entanto, nos tranquiliza e abranda. Quando informamos aos outros como realmente somos, virtudes se expandem em nós: autoconfiança, autoestima e autodomínio.

Não existe maior estímulo para o aprimoramento espiritual do que a decisão de contarmos – a quem amamos – absolutamente tudo sobre nós mesmos.


Hammed 












Nenhum comentário:

Postar um comentário