Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Pág. 135
Conversando
A palavra constitui um poderoso meio de ajudar os outros, porém, quando desajustada, cria inúmeros problemas em todas as frentes onde desejemos avançar. Cuidar da palavra é vigiar os nossos próprios valores, para que eles não percam a oportunidade de servir com Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
O verbo é um milagre da natureza e, quando expresso nos ritmos da ponderação, do amor e da caridade, ele é luz que brilha mais que o próprio sol. É conversando que poderemos adoecer e é conversando que poderemos nos curar, dependendo do modo pelo qual usamos a palavra. Nossos lábios podem ser um instrumento de Deus no exercício da paz, como pode se transformar também em arma perigosa no incentivo da guerra. Escolhei o caminho com o Senhor, aquele que proporciona a vossa felicidade e que nunca mais permitirá que estejais em desarmonia. Ao conversardes com os vossos semelhantes, não vos esqueçais da alegria que reconforta e predispõe o organismo à perfeita comunhão com a ordem do universo.
Cuidai da palavra como cuidais do corpo no asseio diário. Ela é luz de Deus colocada em vossos lábios, mas se esquecerdes a vigilância, ela se apagará e sereis culpados pela vossa disfunção. Estabelecei regras para a conversação, para que não gasteis o tempo somente falando. Vosso interlocutor também tem direito à palavra e, se não aprendestes a ouvir também, não encontrareis ninguém que vos ouça.
Estudai as leis naturais, que elas vos darão uma noção perfeita do que deveis fazer e de como usar os vossos direitos, respeitando o direito dos outros. Não podeis viver sozinho, pois, cada um tem algo de que o outro precisa e todos juntos formam a unidade perfeita sob o comando de Deus.
Quando a dor vos procurar, em quaisquer condições, não blasfemeis contra nada nem vos entristeçais com a sua visita; procurai ler a mensagem de que ela é portadora, sem cruzar os braços aceitando as condições impostas por ela. Buscai todos os tratamentos possíveis, porque é nesse empenho de curar-se que Deus abranda os nossos infortúnios e alivia os nossos fardos. Não percais nunca a paciência nem a fé, principalmente a fé, e alimentai-vos com a esperança.
Se puderdes, dai exemplo de coragem àqueles que vos procuram, porque, em muitos casos, o supostamente são está mais doente do que quem se encontra no leito padecendo certas enfermidades. Não deixeis o medo assomar a vossa mente com simples dor, que poderá ser um aviso, para que desperteis a vigilância. Há variados caminhos pelos quais poderemos interpretar a doença, desde que haja compreensão para tal.
Existem muitos espíritos elevados na Terra, que aceitaram a dor porque, sofrendo com paciência, milhares dos seus admiradores suportam com coragem as suas provações. Eles ajudam sofrendo e tiram disso grande proveito, porque a dor sensibiliza mais suas percepções, de maneira que sentem mais a presença de Deus, nas dimensões que procuram viver.
Há muita coisa entre o céu e a terra, para ser revelada; o tempo é a chave que abrirá as portas de vez em quando.
Procurai aprimorar a vossa fala, que ela vos ajudará a viver melhor e a aliviar, senão curar, as enfermidades alheias.
Não esmoreçais nos roteiros que escolhestes a seguir; lembrai-vos de que convosco existe uma força poderosa de Deus às vossas ordens, que se chama Palavra. Usai o verbo para estimular o bem; usai o verbo para acalmar tensões; usai-o para semear a concórdia em todos os rumos que puderdes falar, que o céu não ficará distante de vós.
Lembrai-vos de que Jesus falou a Paulo nestes termos: "Falai e não caleis". Sabia o Mestre que Paulo falava com proveito, falava ajudando a libertação das criaturas. É o que deveis fazer: trabalhar com a língua em favor do bem comum. Quem serve à coletividade agrada ao comando maior de todos os povos, porque obedece às leis do Senhor.
É conversando que podereis encontrar a própria felicidade, se aprendestes a falar na harmonia do Cristo, sob as bênçãos de Deus.
Miramez
Fonte: Saúde-pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário