segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Ermance Dufaux - Livro Emoções que Curam: Culpa, raiva e medo como forças de libertação - Wanderley S. Oliveira - Cap. 9 - Psicologia da alegria na transformação interior



Ermance Dufaux - Livro Emoções que Curam: Culpa, raiva e medo como forças de libertação - Wanderley S. Oliveira - Cap. 9


Psicologia da alegria na transformação interior


Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força, que o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam. (O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 5 - item 14)


A alegria não é a ausência de problemas ou a certeza de ter todos os sonhos realizados. Estas definições estão conectadas com uma visão materialista do mundo, que define o prazer e o bem-estar como satisfação plena de interesses pessoais. Essa conduta é responsável pela cultura do menor esforço, cuja proposta central é a eliminação do sofrimento, das frustrações, das contrariedades da nossa vida, como se essa fosse a única condição para a conquista da felicidade e da paz.

O que não se percebe nessa ação de evitar a dor e os dissabores é que a paixão por uma vida idealizada, sem tropeços ou desafios, aumenta ainda mais o sofrimento através do medo que incendeia a mente com acontecimentos infelizes e imaginários. Sem notar, a criatura se torna refém de condições elaboradas pela vida mental a fim de permitir-se a alegria que depende das circunstâncias e expectativas a respeito da pessoa que ama ou da forma que os acontecimentos devem se desenrolar. Essas miragens exigem uma enorme quantidade de energia para serem controladas de acordo com os modelos de satisfação que foram idealizados.

Imaginar um modelo de felicidade para as pessoas que amamos e para o modo como a vida deve acontecer causa sofreguidão e nos distancia da realidade.

E nesse esforço sobre-humano para alcançar os modelos de felicidade, a criatura se abandona para atender as exigências ou suportar as situações que ela acredita serem necessárias para merecer algo melhor, gerando frequentemente as mais amargas experiências de desamor, como a depressão, a solidão, a mágoa, a inveja tóxica, o derrotismo e a revolta.

Alegria não é ausência de frustração. Alegria legítima também pode florir no campo das frustrações e decepções da vida, sendo o lírio que surge no pântano, exuberante, enriquecendo a paisagem de beleza e fulgor. A alegria é aquela certeza interior que a criatura conquista depois de desenvolver algumas habilidades afetivas na escola das provas diárias, insculpindo uma reação consciente e lúcida diante das dores e desafios.

A gratidão, a resiliência, a compreensão e a serenidade são algumas dessas habilidades que pavimentam o caminho de harmonia interior no clima do humor sadio. 

A alegria nos preenche, revitaliza e produz abundância energética, levando-nos a agir com contínua resistência diante das dificuldades e com reações mais saudáveis aos desapontamentos. É um sentimento que promove naturalmente leveza, a proteção espiritual e energética. Pessoas alegres se imunizam das ondas vibratórias do pessimismo e da maldade. O clima emocional dos que buscam o hábito de ser alegres forma uma couraça de energias imunizadoras de autoamor. 

Essa é também a emoção de quem tem conseguido um nível melhor de aceitação da realidade. Aceitar é uma forma terapêutica de viver, porque quem aceita vive com mais otimismo diante dos acontecimentos da vida. Esse clima interior de acolhimento à realidade produz a resignação e evita fixações nos aspectos sombrios da vida mental.

Diante dessas reflexões sobre alegria, observemos a relação deste tema com a reforma íntima.

Nosso lado sombrio não existe para ser eliminado, e sim para ser transformado. A primeira condição para essa transformação é a construção de uma convivência pacífica com nós mesmos e da expressão de acolhimento amoroso a nós mesmos. O vetor emocional da alegria de se renovar é o amor. Pessoas que se amam e que amam a vida sentem‐se preenchidas, e quem se preenche de amor só tem razões para se expressar em júbilo e prazer. 

Diante da proposta libertadora da reforma íntima, quase sempre assumimos uma atitude de desamor diante dos esforços nem sempre sucedidos do nosso ideal de melhora, aprisionando-nos aos climas da culpa, da mágoa, da raiva e da infelicidade, que frequentemente formam a atmosfera psíquica do desânimo e do mau humor. É a psicologia do perfeccionismo.

A maioria de nós não foi preparada para acolher e ser indulgente, nem para ter uma atitude amorosa com nossas imperfeições. Fomos educados para cobrar e pensar que damos conta de quem gostaríamos de ser ou quem achamos que deveríamos ser.

A ilusão da perfeição é uma doença severa e que nos afasta da saudável alegria de ter o que aprender todos os dias. Sem essa alegria, os nossos erros se transformam em fontes de remorso e martírio.

Não existe nada para aprender com o perfeccionismo. 

Aceitação da realidade espiritual e ternura no trato com nós mesmos são comportamentos que ainda estão bem distantes de muitos de nós e que nos convidam desenvolver limites mais toleráveis para atingirmos a sanidade e a paz no coração.

Tomados desse desamor, caminhamos na reforma íntima como se subíssemos uma ladeira íngreme carregando um peso desproporcional ás nossas forças. O resultado é o cansaço, a tristeza, a apatia e, por fim, em casos diversos, a desistência dos ideais de renovação e melhora.

Reforma íntima com alegria é uma condição de quem decidiu se aceitar, compreender-se e acolher-se com ternura e carinho. É uma postura de autoamor legítimo que estimula, educa e cura. 

Alegria não é ausência de dor e muito menos de deslizes morais. A verdadeira alegria, ao contrário, é um sintoma claro de que seu portador aprendeu a driblar a dor e a ter paciência construtiva com suas imperfeições, de que seu portador aprendeu o sentido terapêutico das provas.

Reforma íntima com alegria é a escola de Jesus que convida seus discípulos a ser alguém melhor, e não o melhor de todos. Na escola do Mestre, os discípulos são convocados a acreditar que merecem também o melhor. Seguir a Jesus é carregar sobre os ombros a cruz das dores necessárias sem que isso signifique que teremos de sofrer indefinidamente com esse movimento. A dor é necessária, o sofrimento é uma escolha. Jesus espera uma atitude corajosa dos seus aprendizes diante das dores. A alegria pode ser uma delas. Alias, o Evangelho de Cristo é uma mensagem de alegria. 

O corpo de todos os seres humanos é construído com um DNA da alegria, uma emoção básica da evolução humana. Buscá-la é um instinto natural, pois essa é uma emoção estrutural, básica para a sanidade. Não fomos criados para a tristeza, e nem mesmo os espíritos em dolorosas provas são privados dessa condição orgânica, podendo ativar esse recurso quando desejarem ou quando escolherem o caminho do autoaprimoramento em clima de celebração da vida e do bem.

Como diz o trecho de apoio anterior: "(...) o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houverem desesperado noutras circunstâncias, (...)".

Uma atitude alegre diante das dificuldades da vida é o termômetro mais fiel do quanto os conceitos doutrinários fizeram seu percurso vitorioso descendo dos raciocínios brilhantes, e muitas vezes estéreis, para o coração, onde são gestadas as habilidades genuínas que promovem a libertação consciencial do ser, por meio da aquisição de sublimes conquistas afetivas e morais.


Ermance Dufaux 







Fonte: Emoções que Curam: Culpa, raiva e medo como forças de libertação

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