Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Pág. 31
Ação dos pensamentos
Os pensamentos suprem de referências a mente instintiva e esta passa a dar as ordens, ativando-se na seqüência que lhe cabe expressar, no dia a dia das lutas. Em muitos casos, passais a ser o que verdadeiramente pensais. No campo auditivo, os fenômenos são quase os mesmos. As sugestões exteriores, dependendo de quem usa a palavra, gravam os sons em vossa tela mental e os enfileiram como força instintiva em vosso inconsciente e, de gota em gota, vos encaminhais às idéias de outrem como sendo as vossas. Assim, vossa vida alinha-se em plena afinidade com o vosso semelhante, que vos emprestou os sentimentos.
Muitas pessoas se desviam dos seus ideais mais nobres por não saberem discernir o que ingerem como formas-pensamento sob a influência do verbo. A ação do pensamento é muito mais profunda do que pensais. Em todos os rumos da existência, compete a nós, encarnados e desencarnados, trabalhar no que tange a nossa libertação.
É de bom alvitre que comecemos hoje a educar-nos. Conceituemos a nossa situação na ordem que se chama trabalho e o façamos com amor, para que o amor se converta em paz e saúde em nossos caminhos.
Cada pensamento estruturado pela engrenagem da alma é como uma gota d'água no oceano da vida. Na psicosfera da Terra os pensamentos inferiores dominam com vantagem assustadora. Encontram-se na atmosfera em que vivemos formas-pensamento capazes de influenciar dois terços da humanidade para as coisas das sombras, com tal sutilidade que por vezes não desconfiamos. Entretanto, existe um higienizador divino que nos proporciona meios de livrarmo-nos dessas influências nefastas e nos ajuda a abrir caminhos nas áreas que perturbam os deficientes de sentimentos altruísticos: o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é a força capaz de iluminar a Terra, libertando as criaturas dos entraves formados pela ignorância.
As regras de vida nos ofertadas por Jesus despertam, em nós, dons latentes. Com o toque do Mestre, eles se levantam para a luta no nosso mundo íntimo, liderando os nossos sentimentos e iluminando a nossa consciência, de sorte a nos mostrar o que deveremos querer, para que aprendamos a querer melhor.
A mudança dos nossos pensamentos nos parece, à primeira vista, trabalho irrealizável, porque o mal está organizado e se estende por todas as áreas. Entretanto, o bem que já idealizamos e que começa a surgir nos nossos feitos mostra-nos que devemos prosseguir. Cada gota de amor que se desprende dos nossos corações em favor dos outros é um jorro de ódio que desaparece do nosso espírito. Este é o grande trabalho da iluminação e o tempo nos mostrará que no decorrer dele brilhará o sol da verdade em todos os nossos sentimentos. Assim fizeram todos os grandes espíritos que aqui viveram e vivem e, nesse avanço de amor, a Terra se transformará em céu e os anjos serão aqueles que trabalharem em favor da paz.
Sede prudentes na vossa reforma interna, mas persistentes nas vossas decisões. Analisai o que pensais e falais durante o dia e, se algo de mal se infiltrou em vossos pensamentos ou palavras, não torneis a repeti-lo amanhã, porque essa pasta venenosa que se fabrica na mente e na boca quando nos envolvemos na discórdia, na usura e no ciúme nos mata aos poucos, alterando o funcionamento dos nossos campos de força, nos atirando na faixa da morte. Não queirais vos aprimorar de um dia para outro, porém, não pareis de vos educar todos os dias, pois, é nesse esforço contínuo que a luz desabrocha em vosso peito, em forma de estímulo do bem que nunca morre.
Os vossos pensamentos agem sobre os vossos semelhantes, assim como os dos outros agem sobre vós. E, se é plantando que colhemos, como nos diz a Lei, é de ação benfeitora plantarmos as sementes do amor e da caridade e a colheita não poderá ser outra.
Se encontrardes dificuldades na auto-educação mental dos vossos costumes, procurai alguém que já começou esse labor divino e já realizou prodígios nesse campo, que ele vos ajudará. Mas, vede bem, não deveis vos esquecer de cultuar a oração e ela vos levará à glória do entendimento.
Miramez
Fonte: Saúde -pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário