sexta-feira, 12 de junho de 2020

Joanna de Ângelis - Livro Vida, Desafios e Soluções - Divaldo P. Franco - Cap. 7 - Aspectos da vida



Joanna de Ângelis - Livro Vida, Desafios e Soluções - Divaldo P. Franco - Cap. 7


Aspectos da vida


A vida no corpo apresenta-se sob vários aspectos, que lhe constituem a realidade existencial. Nem sempre, porém, essa realidade significa o legítimo viver, o expressar-se com segurança, o desfrutar plenamente a oportunidade e avançar jubilosamente, sem remorsos que resultam do passado, nem ansiedades que assinalam a ambições do futuro.

Uma existência feliz não é, necessariamente, aquela que se faz breve ou larga, mas sim aquela que se transforma em mensagem de alegria e bem-estar para a própria pessoa, bem como para todos aqueles que a cercam. Cada existência é uma mensagem, cujo conteúdo deve ser positivo, de forma que dignifique outras, enriquecendo-as de esperança. A doença, os problemas, não são aspectos de infelicidade, porém, convites do organismo e da vida para dizer que pensamento necessário estar lúcido e consciente.

A morte, por isso mesmo, não é um fracasso da vida, mas uma nova admirável experiência.

O ser amadurecido psicologicamente sabe discernir quais os valores que são autênticos, para a sua realização, e aqueles que apenas se apresentam como indumentária transitória para o elenco dos movimentos existenciais.

Dessa forma, cada fase da existência orgânica se apresenta com características que tipificam o processo de desenvolvimento das estruturas da personalidade e da individualidade, facultando o armazenar de experiências que podem ser aplicadas na construção da vida real, na qual os fatores de perturbação não encontram campo para atuar e deteriora os aspectos saudáveis, que formam o conjunto do indivíduo realizado.

É lento o desenvolvimento do ser em cada aspecto, passando de uma para outra fase, sem marcas inquietadoras de incompletude, de maneira que no próximo estágio se viva com as manifestações do anterior, daquele que já deverá estar ultrapassado e consolidado nos alicerces da individualidade.

Cada indivíduo, porém, alcança o patamar do amadurecimento por meio de experiências diversas. Uns conseguem crescer sob o estímulo dos ideais e das aspirações que acalentam interiormente. Outros o fazem sob a inspiração da beleza, a exteriorizar-se nas artes, na literatura, na cultura em geral; muitos são atraídos pela tecnologia e os diferentes recursos das modernas conquistas; inúmeros são conduzidos pelo amor, pela necessidade da fraternidade que cultivam com acendrado carinho; a grande multidão, no entanto, é empurrada pelo sofrimento, última alternativa para o desenvolvimento dos recursos internos que lhe dormitam no imo.

Ninguém, há, no entanto, que se impeça o desenvolvimento do ser superior, esmagado momentaneamente pelos perigosos adversários de si mesmo, que são o primarismo, a ignorância, o egoísmo e todo o seu séquito de hediondez.

O ser humano segue uma fatalidade grandiosa: a autorealização total, sob a atração do Pensamento Divino que a tudo invade e domina. A sua origem transcendental, leva-o de volta, iniludivelmente, à sua Causalidade Superior. Todavia, enquanto não se dá conta dessa obstinada destinação, transita em círculo de estreito âmbito emocional, sem que a força de atração da vida lhe produza qualquer influência.

Assim considerando, são todos valiosos, os diferentes aspectos da vida, durante a existência física, que devem ser experimentados de forma total.


Joanna de Ângelis
                                                                       










Nenhum comentário:

Postar um comentário