sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 35 - Aprender sem paixão



Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 35


Aprender sem paixão


Aprender sem apego é norma grandiosa do estudante da verdade. Para desfrutarmos das belezas da vida é necessário que não tenhamos egoísmo. É muito importante aprender, mas muito mais, saber aprender, para que não venhamos a sofrer pelo guante da nossa própria incompetência.

Todo o saber vem de Deus, pelo grande fluxo da mente divina, banhando toda a criação e nós, como espíritos conscientes dentro da consciência maior, devemos procurar os meios, que são inúmeros, do aprendizado. Em torno de nós, por bênçãos de Deus, vibram todos os conhecimentos, cantam todas as virtudes e intercruzam-se todas as mensagens da verdade.

Para que tudo isso possa nos servir, depende de nós abrirmos as portas dos sentimentos, da compreensão, no sentido de assimilarmos as dádivas dos céus.

Os homens nada criam, nos campos que conhecem e em que agem; eles apenas copiam o que já está feito nos segredos da natureza. Onde buscam eles as essências para fabricarem os medicamentos? Onde apanham os materiais para fabricação das máquinas, cujos aparelhos ajudam na constituição dos medicamentos? E a água, como elemento de interligação dos elementos? De onde vem o ar para a secagem e para dar consistência às panacéias? Daí podereis deduzir o resto. Tudo vem de Deus. A nossa parte é, pois, a mínima e mesmo assim ainda a fazemos com grandes falhas.

Enquanto os seres humanos não derem maior interesse aos seus semelhantes, usando o ouro somente como coadjuvante simples nas necessidades do espírito, eles sempre se afastarão dos caminhos da verdadeira saúde.

Infelizmente, na Terra a medicina oficial tem como primeiro tema o dinheiro e, em segundo plano, a saúde coletiva. A usura empana a visão espiritual e embrutece a alma nos caminhos que percorre. O médico deve ser, também, um sacerdote, aquele que esposou a caridade e vive completamente para o amor.

O mundo está às portas dos céus e as mãos do progresso batem nelas esperando a solução de Deus, para que os homens compreendam a necessidade de amar, de trabalhar pelo bem coletivo. A sociedade humana irá passar por uma reforma e esta vem com bases no Evangelho de Jesus. O Mestre foi o ponto alto de todas as cogitações dos homens. Sem Ele, erramos os caminhos para a perfeita felicidade. Quem desconhece Jesus, ignora o seu próprio destino. A alegria com o Cristo é cheia de esperança; o perdão com Ele é farto de amizade e o amor com o Divino Mestre é estuante de vida. E ele já dizia aos seus seguidores: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida", entrementes, deveis aprender tudo e todas as lições que porventura vierem ao vosso encontro, com serenidade, nunca se apegando em demasia ao que podeis saber a mais, porque iodos os dias estão surgindo coisas novas, nas novas metas que empreendeis para viver. Todavia, não se deve esquecer da gratidão ao Soberano Arquiteto do universo, pois, d'Ele se origina tudo, descendo de esfera em esfera até nós, convidando-nos para o banquete de luz, mesmo sendo nós habitantes das regiões de carência.

Deus é o eterno equilíbrio de todas as forças convergentes à criação. Deveis e podeis buscar a harmonia universal que brada em todos os mundos e, para tanto, deveis começar essa busca dentro de vós mesmos.

Na gaiola do vosso peito mora a grande "Ave de Luz". Estão localizados aí os pontos mais sensíveis da vossa existência. Basta conhecê-los para sentir o empuxo da vida que os leva aos arroubos da libertação. Quando descobrirdes a vós mesmos, quando despertardes para os segredos da natureza, moderai vossas atitudes, porque a moderação é a chave do equilíbrio e a segurança de vossa eterna saúde.


Miramez










Fonte: Saúde-pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário