Caridade Vigorosa
A caridade vigorosa é aquela isenta do descuido e operante em todos os caminhos por onde passar.
A alma desocupada está sujeita ao desinteresse pelo bem e sempre indisposta diante do progresso. O trabalho é uma lei universal, cuja força sustenta a criação, harmonizando os mundos e dando vida a todos os seres.
O espírito laborioso arregimenta em torno de si um clima divino, em forma de fluídos espirituais, capaz de alimentar a esperança e a fé, reunindo os recursos da natureza para que tenha saúde aquele que trabalha. Tanto pode ser feita pelos ricos como, e certamente, pelos pobres e o valor da sua presença corresponde aos sentimentos de quem a fez. É de se lembrar a exaltação dada por Cristo à viúva pobre lançando no gazofilácio suas duas únicas moedas, notificando-a como mais caridosa do que os ricos que fizeram tilintar as suas moedas, em sinal de altas doações.
Podeis sentir o conforto da caridade no coração, sem, no entanto, doar coisas materiais, visto que a doação depende muito do estado íntimo do doador, manifestando amor a todos os seres e paz à toda a criação. Mas é bom que não esqueçais de que o apego empana todos os sentimentos da verdadeira beneficência. Esse altruísmo a que ora nos referimos está ligado ao desprendimento. A caridade feita com prazer no coração é luz que tem a capacidade divina de se transmutar em amor, quando praticada por quem não maltrata, não desconfia, não tem apego, não fere, não desdenha, não blasfema e não julga. Ela é livre por natureza e liberta por capacidade espiritual, porque não carrega consigo as peias lideradas pela ignorância.
A caridade vigorosa esquece sempre as ofensas e o perdão constitui-lhe o ambiente natural. Nunca, jamais, espera oportunidade para desforra, nem perde tempo em escutar ou esperar gratidão, que sempre facilita clima para a vaidade. Se buscais saúde, ela sempre depende da caridade.
Começai o dia fazendo-a a vós mesmos, limpando a vossa mente da melancolia costumeira aos que acordam, com a prece de agradecimento a Deus pelo sono e, ao pronunciá-la, disponde-vos a sentir a alegria. Meditai no amor, para que os fios da vossa mente busquem mais além e encontrem quem vos pode ajudar.
Quem conserva o mau humor destrói a si mesmo e se esquece da própria felicidade. Quando conversardes com alguém ao levantardes pela manhã, fazei-o deixando transparecer em vosso rosto um leve sorriso, pois a naturalidade é filha do esforço gradativo e se todos fizerem isso no lar, em pouco tempo não haverá lugar para a tristeza e o bem-estar ocupará os corações de todos os familiares.
Tudo na vida é alegria. Tudo canta, desde a acomodação interna das coisas, às mais altas expressões visuais e o espírito, sendo o rei da criação, como o filho mais consciente de Deus, não deve perder essa harmonia que alimenta o amor no coração. Vossas mãos são vossas ferramentas. Trabalhai com elas. Vossos olhos são vossas luzes. Iluminai com eles. Vossa boca é vossa força no plantio da caridade. Empregai-a no serviço de Deus e Jesus não vos esquecerá, na entrega do grande prêmio que se chama Tranquilidade Imperturbável da Consciência. E conhecereis de perto o que se chama também felicidade.
A caridade vigorosa é aquela que não esquece do mínimo ao máximo, que se devota com a mesma serenidade e o mesmo interesse de servir por amor.
Miramez
Fonte: Saúde-pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário