
Miramez - Livro Saúde - João Nunes Maia - Cap. 23
Virtudes estimuladas
Temos uma imensidade de virtudes latentes no coração, esperando que as estimulemos para o serviço grandioso da fraternidade.
É justo reconhecer que Deus tudo fez dentro da harmonia. O desenvolvimento dessas qualidades é de nossa total competência, ainda assim, mãos invisíveis nos ajudam constantemente a estimular esses valores. Somos todos gigantes em potencial e Cristo é o marco do começo da nossa caminhada em busca da luz de Deus; Ele nos ajudou a acordar para a razão e irá nos acompanhar até a nossa libertação espiritual, pelo conhecimento da verdade.
Tudo que fizerdes, fazei-o liberando o vosso potencial de amor, que o amor vos propiciará condições de viver gerando saúde e de estar cheios de esperança na conquista da felicidade.
Tudo o que procurais no exterior está dentro de vós. Deveis ser um soldado de Cristo, trabalhando contra os vossos inimigos internos e Deus estará sempre ao vosso lado, vos ajudando a vencer todas as deficiências.
Sede ativo no vosso programa de reforma interior, porém, jamais useis de violência. A moderação é norma divina, na divina seqüência do equilíbrio. Compadecei-vos de vós mesmos, mas nunca pareis de vos educar para melhor vos instruir.
Deveis procurar conviver com a alegria e estudá-la em todos os seus aspectos. Ela é um tesouro que temos herdado da divindade e deve ser cultivada por todos os povos. Um sorriso, uma palavra que induza à alegria pode curar e mesmo encaminhar algumas criaturas para a esperança e a fé.
O sorriso nos lábios dá uma dimensão maior à alma e, quando o coração está cheio de amor, o contentamento sai valorizado e doamos aos nossos semelhantes um magnetismo de alta qualidade espiritual.
Deveis conviver com a fé, em todas as suas qualidades benfeitoras. Ela é o sustentáculo da própria existência. A fé é o ambiente de Jesus e o clima dos anjos; meditai na fé, pensai nela e exercitai esse favo de luz no coração, para que a tenhais permanentemente convosco.
Certamente que conheceis o valor do perdão. Buscai-o pelos meios de que dispondes, falai nele, estudai sobre a sua eficácia e procurai desenvolvê-lo todos os momentos, porque quem perdoa é feliz e será capaz de ajudar aos outros a descobrir a paz de consciência.
O amor deve ser o sentimento maior de todas as criaturas, por isso, torna-se necessário que estimulemos seu crescimento dentro de nós, porque por ele e através de todas as suas manifestações, adquirimos saúde, aquele bem-estar imperturbável que proporciona o equilíbrio do corpo e da alma.
Tudo cresce pela força do progresso e tudo o que existe tem o seu valor espiritual, entretanto, precisamos saber ajudar na sementeira e na colheita, porque o discernimento é luz que nos acompanha pela eternidade.
O nosso dever maior é estimular as virtudes nos nossos caminhos, assim como ajudar esse mesmo estímulo nos nossos companheiros, sem violência aos seus direitos.
A palavra é um veículo de muita força, a mostrar a verdade dos preceitos evangélicos em nossas vidas, entretanto, o exemplo é força muito maior que se irradia de quem vive em gamas de luz, para todos os corações que nos cercam. Invade- nos o desejo de levar aos outros, aquilo que nos fez felizes, mas nem sempre o que é bom para nós serve para nossos irmãos. O estímulo mais benfeitor é aquele iluminado pela vivência, na tranqüilidade do coração.
Estamos todos em busca de saúde e somente a encontraremos pelos processos naturais e segundo as leis estabelecidas pelo Criador.
Onde estiverdes, não vos esqueçais de estimular as virtudes, por serem elas a luz que vos libertará de todas as sombras.
Miramez
Fonte: Saúde-pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário