Bezerra de Menezes - Livro Queda e ascensão da Casa dos Benefícios - Chico Xavier - Cap. 1
Ensinando com amor
De mensagem recebida em 3.02.1979
No setor do concurso fraterno, mais ainda pedimos a vós todos para continuardes a ser a nossa escora e a nossa colaboração no serviço a fazer.
Amemo-nos e amparemo-nos uns aos outros. A elevação é feita pelo espírito com os valores da vida íntima. Em nós trazemos o material indispensável à sementeira e à construção do futuro.
O serviço feito gerará serviço e, pelo idioma do trabalho a conversar conosco, sem as palavras do mundo, nos entenderemos todos quanto às tarefas que nos cabe fazer.
Trabalhemos. Quanto nos seja possível fazer em matéria de beneficência estaremos fazendo a nós mesmos.
Enxuguemos as lágrimas dos nossos irmãos em prova para que os nossos irmãos enxuguem as nossas.
Sejamos a segurança daqueles que padeçam indecisão e a esperança que levanta os desanimados do chão do fracasso para o recomeço da tarefa, porque nós todos precisamos recomeçar nesse ou naquele setor de atividade, para compreender melhor os nossos deveres.
Somos convenientemente instruídos pela Doutrina Espírita, nas áreas da Terra, para construirmos a nossa felicidade no Mais Além; e a felicidade no Mais Além se levanta de nossos próprios atos, no caminho do melhor que temos a fazer.
Escolhemos a lição do Bom Samaritano, a fim de salientar o trabalho que nos compete junto da Humanidade. Em toda parte surpreendemos os espoliados de variados matizes. Os espoliados de afeto, de bens, de esperança, de vantagens, de oportunidades de trabalho ou de bênção, a nos solicitarem amor e consolação.
Imaginai-vos a Pleno Espaço, desligados do corpo físico, além da experiência no mundo terrestre. Ali estareis inevitavelmente convosco, tão somente convosco, revisando todos os valores que conseguistes acumular. E só se acumula com Jesus aquilo que doamos, em nome de Jesus, aos nossos irmãos em Humanidade.
Prossigamos cooperando com os nossos melhores recursos para que a paz e a segurança nos presidam às realizações que avançam no rumo do progresso espiritual a que aspiramos alcançar.
Quanto mais pudermos doar de nós em auxílio aos outros, mais receberemos dos celeiros do Senhor para enriquecer-nos a vida e o coração, o pensamento e as atividades de sempre, de modo a nos convertermos em canais autênticos da Infinita Bondade.
Quanto mais recebermos nas reservas da bênção e do socorro do Mais Alto, mais nos cabe doar ao próximo, em favor de nós mesmos.
Cada um de nós está sempre com a devida habilitação para auxiliar em algo, perante a nossa própria capacidade de receber.
Bezerra de Menezes