sábado, 15 de agosto de 2020

Marco Prisco - Livro Antologia Espiritual - Espíritos Diversos / Divaldo P. Franco - Respeito Próprio



Marco Prisco - Livro Antologia Espiritual - Espíritos Diversos / Divaldo P. Franco


Respeito Próprio


O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem. (ESE - Cap. XVII, Item 3)


Se você deseja ser feliz, respeite o seu próximo conforme a si próprio se deve respeitar.

Respeitar - e respeitar-se - significa dignificar-se, não agindo ou falando de forma comprometedora ou degradante.

Suas palavras e sua conduta em particular, quando a sós ou diante de alguém, devem ser destituídas de vulgaridade, concupiscência e despudor.

O homem de bem é sempre o mesmo em relação a si e aos demais.

Reconhece que Deus nele habita, sendo sua testemunha permanente e cuja lei se encontra inscrita na sua consciência, que anui aos comportamentos que lhe são compatíveis com o desenvolvimento.

Quando desperta para a responsabilidade, não mais se compadece das falhas morais e hábitos viciosos, perturbando-se, inevitavelmente, quando eles se apresentam.

Ao dar-se conta da presença de Deus em toda parte, modifique-se para melhor e assuma a postura consentânea com a sua forma de crer, de compreender, que lhe traçam diretrizes seguras de como viver.

Atento à compreensão de que é tabernáculo de Deus, como também o é o seu irmão, não se permita entibiar nos valores éticos enobrecidos, nem se faculte o cultivo de lixo moral nas memórias da sua existência.

O seu compromisso, na atual reencarnação, é desvelar cada vez mais o seu Deus interno até que Ele o comando em todos os atos. Por extensão, desenvolva esse sentimento de respeito a todos os seres vivos, dele cuidando e preservando-os.

Assim raciocinando você insculpirá o hábito saudável de considerar tudo e todos como de magna importância, contribuindo, lucidamente, para a evolução dos seres e da Terra.

Seja, então, severo em relação às suas faltas, cuidando de evitá-las, de corrigi-las, ou eliminá-las.

A melhor maneira de respeitar-se, é assumir a decisão de progredir, evoluindo moralmente de dentro para fora. Quem assim não o faz, a outrem não respeita nem considera, ignorando ou desprezando a presença divina nela próprio e nos demais.

A sua vida reflete-se na vida dos outros, que por sua vez se refletirão em todas as vidas, tornando-se um espelho para você e para os outros, influenciando-se reciprocamente.

Respeitando-se e respeitando, você apressará o progresso próprio e da humanidade que espera pela sua decisão.


Marco Prisco






Nenhum comentário:

Postar um comentário