
Miramez - Livro Horizontes da Vida - João Nunes Maia - Cap. 2
A mente e o corpo
A mente está ligada ao corpo e a esse domina, na sua extensão absoluta; são trilhões de células que recebem permanentemente o comando da alma, para que se tornem em harmonia. As enfermidades, que recebem variados nomes pela ciência oficial, nada mais são do que a falta de harmonia na mente que, em desajuste, desequilibra todo o soma, fazendo sofrer todos os corpos que servem de instrumentos à alma, e essa passa por todas as agressões que o magnetismo inferior distribui no vasto campo operacional de átomos e moléculas, na circulação de ondas e raios, de todos os tipos de projeções de luzes. Uma infinidade de gamas invisíveis de energias das mais sublimadas entra em revoluções desordenadas, fugindo à ordem do universo, por falta de paz na mente e amor na intimidade do coração.
A Doutrina Espírita, com o seu trabalho de prudência, avança todos os dias, entregando à mente humana e mesmo à espiritual, com moderação, cotas de ensinamentos que o progresso exige, para que o Espírito acorde do seu sono milenar, conhecendo as coisas de Deus mais visíveis, mesmo na face da Terra. Tudo se encadeia em harmonia, ajustando a vida dentro e fora da alma; as bênçãos de Deus não faltam para todos os que desejam imprimir em si mesmos a fé e o amor.
Os seres humanos somente percebem através dos sentidos, em que os pontos físicos sensoriais registram os fatos; quando alcançarem um estágio superior, passarão a anotar em silêncio os valores espirituais, de modo que o aprendizado ficará mais fácil, crescendo, assim, a vida, na demonstração dos mais variados dons, que recolherão avisos onde eles se fizerem presentes para a grandeza do Espírito. Por enquanto, somente podem receber os ensinamentos mais profundos pela teoria; no entanto, tempo virá que os desencarnados encarregados das orientações deverão se dispor, revestindo-se de fluidos mais grosseiros, ficando visíveis aos olhos humanos, entabulando conversação frente a frente, desfazendo a imagem de que estão no céu, somente adorando o Criador. Sabemos que essa adoração se dá pelos canais do trabalho constante, operando sempre, porque nada para; tudo se move sem interrupção.
O corpo humano é um amostra do constante movimento da vida; se pudéssemos observá-lo na sua intimidade, em uma tela cinematográfica, com todos os seus pormenores, ficaríamos assombrados de ver e sentir a grandeza que carregamos como instrumento, nos apontando a elevação. Se não foi a ciência que fez o corpo, e nem pode fazer, quem fez? Qual é o potencial que comanda esse micromundo celular, com tanta beleza que assombra os próprios sábios?
Quando, no mundo espiritual, estudamos o corpo humano, passamos a respeitar mais quem o organizou, e dar mais valor a esse conjunto de vidas em favor do Espírito revestido com ele. De qualquer forma, a mente é uma luz de Deus que comanda esse mundo de carne, mesmo de forma inconsciente, porque a mente divina faz parte ativa neste comando, de modo que a harmonia passa a manifestar-se. Mente e corpo se confundem com os mesmos ideais, porque dos fluidos à matéria e desta aos fluidos novamente ocorrem processos de despertamento dos valores colocados pelo Criador, que deseja sua sublimação pelo acordamento.
O Espírito que conhece um pouco de si mesmo torna sazonado o seu clima interior e transforma a atmosfera que o circula, sendo capaz de transmitir para os outros a sua elevação por fios invisíveis, que se percebe apenas pela sensação de bem-estar que comove e agrada ao coração.
Valorizemos mais nosso corpo porque, se ele manifestar harmonia, os outros corpos imperceptíveis passarão a irradiar o mesmo clima de vida e a alma entrará em êxtase de felicidade, que sempre esperamos encontrar. Quando o corpo e a alma estão bem, sentimos Deus mais presente pelo Espírito e Jesus nos guiando para as bem-aventuranças dos céus em nós.
Miramez
Fonte: Horizontes da Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário